8 de agosto de 2005

Deixe-me contar-te da minha transformação...



Muitas vezes culpei a DEUS porque servi a Cristo de forma tão leal e, mesmo assim, algumas coisas ruins aconteciam em minha vida... e porquê?
Porque uma vida que não é ofertada a DEUS por completo não agrada a DEUS. Os "atos Cristãos" não passam de mera religiosidade. E RELIGIOSIDADE não é nada. Nunca foi. Não adiantava dar oferta na igreja e não perdoar um irmão. Nem cantar louvores a DEUS, se a pedra do coração impedia o agir de Cristo (lembre-se que JESUS só ressuscitou Lázaro após a "pedra" ser retirada... A falta de perdão é uma pedra que impede o agir de DEUS).

"Mas se julgas que assim serás forte para a peleja, Deus te fará cair diante do inimigo; pois Deus tem poder para ajudar e para fazer cair." II Crônicas 25.8
A Bíblia relata a história do rei UZIAS. Este rei foi servo reto (religioso), mas não servia ao SENHOR por completo (de todo o coração). Foi destruído, mesmo depois de ser o segundo maior rei de Israel. Isso porque achava-se "forte" e legitimado a queimar incenso no templo. Julgava ser tão importante que podia até mesmo questionar os preceitos divinos e não aceitar os conselhos dos sacerdotes.
Quantas vezes queimamos o incenso do louvor para DEUS com o nosso coração e vestes sujas, não é?

As angústias aparecem em nossa vida porque permitimos (quando são provações, o Espírito Santo nos avisa, e nos singe de poder). E porque as desgraças vêm ao cristão que se julga praticante? Porque são RELIGIOSOS, e religião mata. Quem dá a vida é Cristo e a lei mata. Como assim? Um bom exemplo é o de Jó, que era religioso mas perdeu tudo.

Ora, Jó não era reto e temente a DEUS? Não cumpria fielmente com seus sacrifícios ao SENHOR? Mas ele tinha MEDO de perder tudo, e somente porque o diabo plantou aquele medo no coração de Jó (e ele nunca repreeendeu) o SENHOR permitiu que ele perdesse tudo. Jó não cria realmente que DEUS era maior do que QUALQUER problema, por isso as ofertas de Jó eram tão freqüentes. Por puro MEDO!
Veja que MEDO é fé ao CONTRÁRIO. Assim como a fé é a certeza, o MEDO é a incerteza. E sem fé é impossível agradar a DEUS. A fé nos leva às bênçãos e o medo nos leva às maldições.

Nasci em berço cristão. Neto de crente, sobrinho de crente, filho de crente. Tive todos os postos da igreja ao meu convívio: cantores, líderes, missionários, presbíteros e evangelistas. Cresci cercado de ministros e homens de DEUS. Fui muito "religioso" até começar a me "decepcionar" com DEUS. À medida em que meus romances acabavam, eu me afastava. Tudo o que na minha adolescência deu errado eu culpei a Cristo. Quando percebi, eu estava fora dos caminhos do SENHOR, fora da comunhão da igreja, da unção do Espírito Santo e vivendo como o diabo gostava. Estava mesmo decepcionado com DEUS porque eu pensava que Ele tinha me libertado mas só me abençoava às vezes, e via desviados serem abençoados após voltarem à casa do SENHOR, mas eu não.

Realmente eu era liberto dos pecados mais grosseiros como vícios, feitiçaria, adultério, mentira, etc. Julgava-me forte porque não tomava cerveja nem fumava (por enquanto). Pensava que ser crente estava acima de tudo e sequer sabia que era um pensamento arrogante da minha parte. Julgava ser forte porque tive lampejos de poder na minha vida e DEUS me abençoara algumas vezes. Por isso errava como a maioria dos cristãos que pensam ser FORTES e IMUNES e, no auge de minha força, caí como caiu o rei UZIAS (2 Crônicas, cap 26).

Certamente já ouvistes milhares de vezes falarem sobre o filho pródigo. E foi a partir dela a minha conversão. Ouvi esta pregação de um Pastor pela TV. Antes da minha real transformação (que aconteceu em 2003), nunca respeitei verdadeiramente esta passagem (achava que ela era um marketing bíblico que os pastores a enfatizavam para receber novos adeptos no templo).

A passagem fala de um jovem que tinha de tudo dentro da casa do Pai e perdia tudo ao abandoná-lo. Quando ele cai em si, decide voltar e pedir emprego ao pai. Depois ele retorna e recebe tudo de novo... IGUALZINHO a antes. O pai faz uma festa e o pródigo é recebido por seu pai e seus servos, ganha um banho e roupas novas, um anel no dedo e um banquete. O irmão dele inveja aquele jovem, e fica muito triste porque nunca saiu de dentro da casa do pai nunca recebeu nada daquilo.
Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. (Lucas 15.29-32)
Como sempre, o pregador concluiu a pequena mensagem com um chamado aos desviados. Disse ao telespectador que o Pai estava lhe avistando, que os seus anjos estavam prontos para lhe receber. O Pai queria colocar o anel de volta no dedo, dar-lhe novas vestes e fazer uma festa pelo seu retorno... Mas como sempre, eu me julgava cristão que estava apenas passando uma "má fase", e já estava indo desligar a TV quando ele falou:
"- Ou será você o outro filho que SEMPRE esteve dentro da casa dele, mas nunca desfrutou do que era seu por direito?"
Foi quando entendi aquela parábola por completo. Tantos anos ouvindo esta história sem perceber... minha vida foi definitivamente transformada:
Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e TUDO o que é meu É TEU; (Lucas 15.32)
Caiu a ficha!!!
Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Lucas 15.17)
Entendi que eu era o irmão que passei a vida toda DENTRO da igreja vendo os outros voltando prá Cristo, tendo a vida abençoada e serem prósperos, mas na minha vida nada acontecia... Entendi que NUNCA tinha tomado posse do que SEMPRE foi meu. Ora, se Cristo levou sobre si TODAS as nossas dores (físicas, financeiras, materiais, espirituais) e TODAS as nossas enfermidades (amorosas, psicológicas, físicas) porque eu então eu estava sofredo tanto? Entendi que o sofrer é maligno, porque os sofrimentos foram vencidos por Cristo e NELE somos mais do que vencedores. Nisso entendi que no mundo eu teria aflições, mas com bom ânimo venceria o mundo como Cristo venceu. Por isso, EM TODAS AS COISAS, damos graças. Pois JESUS já pagou a conta do nosso banquete!!!


Eu estava desempregado havia um ano e meio, desde que saí do quartel. Ouvi esta pregação pela TV numa quinta-feira. Na manhã seguinte, saí de casa para procurar uma igreja no centro de Porto Alegre RS (naquela época ainda vivia lá). Assisti ao culto que era de perdão e reconciliação. O pastor ensinou o quanto o SENHOR quer nos abençoar mas não pode, porque estamos em pecado:
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça (Isaías 59.1-2).
Entendi que para um pai não há ex-filho, embora ele esteja sujo, vomitado, perdido, desgarrado... Entendi que precisava PERDOAR para poder ser abençoado e que somente o MEU PECADO era quem me distanciava de DEUS. Entendi que eu errava por pura falta de conhecimento da palavra. Eu não sabia que o NOME DE JESUS era uma procuração, um cheque que JESUS assinou em branco para que nós pudéssemos sacar qualquer coisa na conta do Pai:
Até agora nada pedistes em MEU NOME; pedi, e recebereis, para que o vossa alegria seja COMPLETA (João 16.24).
OH GLÓRIA! COMPLETA e não em relances de alegria!!!! Quando entendi que eu podia, em nome de JESUS praticar a justiça, pisar no diabo, exigir que ele saísse do meu caminho e parasse de impedir o agir do Espírito Santo na minha vida, eu fui SALVO.

Meu querido irmão. A falta de perdão me distanciara de DEUS e impedira o agir completo do Espírito Santo na minha vida, tal qual o rei UZIAS, que no auge de sua força caiu porque julgava-se forte. Hoje alegro-me simplesmente em ouvir de JESUS o que o apóstolo Paulo também ouviu:
A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza(II Coríntios 12).

Sobre a AUTORIDADE do cristão, aprendi que autoridade não é força. Quando um policial levanta a mão e ordena que um trânsito inteiro pare é por AUTORIDADE, não é por força. Autoridade investida pelo Estado, representada pela sua farda.

Não se fie na sua força, antes tenha tua vestidura limpa, pois é esta "farda" espiritual que o diabo vê e sabe se tem que optar por fugir correndo aterrorisado (quando o resistimos na Palavra) ou se fica porque somos crentes "religiosos" e "suplicantes" que não conhecemos o Poder investido em Cristo e na Igreja, que é Seu Corpo.

Somos ministros de Cristo, e assim, temos poder constituído por DEUS sobre TODO o inferno.
"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos MINISTROS dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, como não será de maior glória o ministério do espírito? Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça." (II Cor 3.4-8)

Foi difícil entender que sou MINISTRO de Cristo. Mas entendi que assim como os Ministros têm carta branca do Presidente para agirem em nome dele como se o presidente fossem, assim eu posso agir em nome de Cristo.
Irmão: agora que estás revestido de AUTORIDADE e que já tens em mãos TODA a sorte de bênçãos, exija seus direitos em CRISTO (não DE Cristo, mas EM Cristo, pois o diabo é ladrão e pode estar querendo roubar tua paz. Lute com o diabo!). Tenha uma autovalorização da sua pessoa. É ensinado em todas as partes que nós não valemos nada para Deus, que somos seres sem a mínima expressão diante dEle, e que somente por misericórdia é que Ele nos salva. Veja bem: todos crêem que Jesus pagou um alto preço para nos resgatar, o que é verdade. Mas, se o preço pago foi alto, é porque temos um alto valor para o Senhor Deus. Não se paga tanto por aquilo que tem pouco valor. Pare de suplicar e EXIJA que o diabo fuja da sua frente! Como fez Abraão, aceitei que o SENHOR mudasse a minha vida e permiti que DEUS mudasse a minha história. Abandonei os resquícios do mundo! São ciladas do enganador. São armadilhas que te derrubam na tua força. Entendi que, na nossa força, podemos cair, e que os pecados sutis nos afastam de DEUS tanto quanto os pecados grosseiros...

Entendi que praticar a Justiça é fazer da própria vida testemunho do PODER restaurador de JESUS CRISTO.

3 comentários:

  1. Roseli Melli4:34 PM

    Rodrigo!!
    Confesso a você que não tenho muita paciência em ler coisas extensas, mas, fixei os meus olhos nessas palavras neste texto e fiquei encantada. Eu quero continuar confiando e amando este Deus maravilhoso. Glória Deus pela sua vida! Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relendo meus escritos, encontrei você... grande beijo, irmã e amiga.

      Excluir
  2. samira hilario1:24 AM

    Rodrigo!!!
    confesso que antes,não era tão interessada em assuntos que falassem de DEUS,tinha um certo respeito...
    Mas hoje tenho uma visão completamente contrária...
    Quando estava la em baixo,na soberba,achava que estava bem...
    Porque eu tinha amigos,ia a festas com eles,bebia,fumava...
    Mas quando eu cai...Porém ninguém estava ao meu lado...
    Só que existe um braço forte do SENHOR JESUS,e foi ele quem me estendeu a mão...
    E hoje creio em DEUS acima de qualquer coisa,sou temente a ELE...
    Pois é ele o autor e consumador da nossa FÉ...
    O que você escreveu,me serviu de ensinamento para exercer ainda mais a minha FÉ...
    Alias tem fazes que não é em vão,porque a gente diz que acabou,mas se parar-mos e lembrar-mos de JESUS,ele vai nos dizer:Não é o fim,DEUS manda te dizer assim:Filho contigo estou,e não vou te deixar,passe o que passar,contigo vou estar...
    Lembras quando chorou,contigo eu chorei e quando nos espinhos,contigo caminhei...
    Quando em trevas andou,eu fui a tua luz,meu nome é JESUS,e estou contigo...
    e não tem pra satanás...
    Porque:ainda que o inferno se levante com a intenção de destruir,pois há um DEUS que forte e poderoso e na hora certa ele vai agir...
    E foi por isso,que entreguei a minha vida a JESUS CRISTO,e daquele dia em diante,DEUS começou a fazer a obra...
    E dou graças a ELE todas as manhãs...
    Coloco meus joelhos no chão e oro nas madrugadas...
    Porque todo aqueles,que me buscarem na madrugada,me encontrara,amém e graças a DEUS!!!
    Agradeço a DEUS pela sua vida,e por tudo o que ele fez e ainda vai fazer por você...Que DEUS te abençõe!!!

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes