17 de agosto de 2005

Árvores da era dos dinossauros vão a leilão


Rebentos de uma árvore gigante que era tira-gosto de dinossauros e que se acreditava também estar extinta até ser descoberta, por acaso, na Austrália, serão oferecidos à venda ao público no mês que vem pela primeira vez. Menos de 300 dessas árvores -- que podem atingir pelo menos 40 metros de altura e viver 1.000 anos -- serão colocadas à venda pela casa de leilões Sotheby's, individualmente e em lotes.

"O leilão será em Sydney, mas nossa expectativa é que haverá lances por telefone de todo o mundo", disse uma porta-voz do Kew Gardens, jardim botânico de Londres, onde a amostra da árvore foi exposta em maio. "A idéia é preservar a árvore, vendendo-a comercialmente pelo mundo", disse ela, acrescentando que amostras individuais devem alcançar 2.000 dólares australianos e coleções da descoberta original, até 50.000 dólares australianos, segundo as expectativas.

Os pinheiros de Wollemi só eram conhecidos por fósseis de 90 milhões de anos, até a descoberta, por acaso, de um agrupamento vivo, nas Grandes Montanhas Azuis, 200 km a oeste de Sydney, pelo agente florestal David Noble. Até hoje, o local exato é um segredo bem guardado, para proteger da interferência humana indesejada as 100 árvores -- parentes da moderna araucária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes