27 de setembro de 2005

Evite ligar o celular perto do aeroporto


Número de aparelhos clonados cresceu 57%; SP é recordista de denúncias.

A clonagem de celulares é um problema que só cresce no País. No primeiro semestre deste ano, o número de vítimas das fraudes aumentou 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Para quem vive no Estado o risco é maior, segundo dados da Anatel. De 2003 até hoje, foram feitas 12.677 denúncias de aparelhos clonados no Brasil – 5.751 casos ocorreram em São Paulo.

A fraude ocorre principalmente quando a pessoa está fora da área de atuação de sua prestadora, em modo conhecido como roaming, e operando em modo analógico. De acordo com o advogado Ludovino Lopes, especialista em direito digital, a maior parte dos aparelhos é clonada em aeroportos. Isso ocorre porque, assim que descem do avião, as pessoas ligam o celular para avisar que chegaram ou pedir informações.

"Ao ligar o aparelho, ocorre o processo de identificação do celular com a antena do sistema. É neste momento que o fraudador obtém os códigos do aparelho e do assinante."

A clonagem só será descoberta depois que os registros das chamadas forem trocados entre as prestadoras, o que é demorado. Nesse intervalo de tempo, os fraudadores fazem inúmeras ligações com o telefone clone.

Para evitar problemas, então, a recomendação do especialista é só ligar o aparelho a 300 metros dos aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes