13 de setembro de 2005

Excelente!

Um dos melhores textos que li ultimamente. Vale a pena gastar uns minutos e ler atentamente.

por Jackson Busato - via web

Eu sempre achei que o governo do PT seria uma catástrofe, por tudo que pregavam, pela idéia de centralismo autoritário, pelo socialismo inerente às propostas como aumento do tamanho do estado, aparelhamento de setores onde a independência é a própria razão de existir, como judiciário, ministério público, conselho de jornalismo. Só não podia supor que a catástrofe se abateria sobre o próprio PT. Que coisa chinfrim, amadora, incompetente. Há alguns anos, provavelmente o Roberto Gigante faria uma festa no Água na Boca para entregar o Troféu Havaianas para o Lula. Seria o reconhecimento do Jet Set intermunicipal ao governo pelo maior caso de chinelagem ocorrido desde a morte da Luisa Felpuda. Lula levou 25 anos para ir da cozinha à "casinha", e guardando munição para finalmente soltar seu estilo. Bem que tentou parecer um presidente com certa classe, mas denunciou-se quando misturou Fanta uva no Johnny Black. O problema é que muitos desses nossos Delúbios e Silvinhos são gente que veio de baixo e conseguiu descer mais ainda. O sonho destes energúmenos é ser rico de novela, que passa o dia tomando champanha e comendo caviar. Terminam baixados no INAMPS com intoxicação. Metaforicamente, é claro, foi o que aconteceu com eles. Se houvesse justiça, deveriam estar na cadeia, fumando charutos nacionais como castigo. Se Lula engana alguns dentro do país, lá fora não engana a ninguém.

Um sujeito roliço, estourando as costuras da fatiota Armani, andando pelo mundo num avião digno dos sultões mais perdulários, reclamando da fome e a nossa imprensa achando que os sorrisos do primeiro mundo eram de simpatia. Até pode, mas eles são antigos nesse negócio e já viram passar muitos Idi Amins, muitos Somozas e Mobutos,  para se deixar engambelar. O que os encanta é o grotesco, o excêntrico, o insólito, o bizarro, o pitoresco. E ele ainda quer um assento no conselho de segurança, enquanto faz alianças com Hugo Chavez, Fidel Castro e as Farc. Realmente! O G8, mais que sorrindo, está gargalhando. Ninguém vai comprar surrealismo pintado por um tal de Luis Néscio da Silva, que se proclama o Salvador Daqui, quando todos sabem que o verdadeiro é Dalí. É mais que uma questão geográfica. O Paraguai é aqui. Para que Lula quer esse assento? Se é para fazer o que ele faz no Brasil, a gente já conhece bem o modelo. Isso é patente.

Internamente, tudo ia bem. Era só seguir a política do FHC enquanto reclamava da herança maldita do mesmo. Era só agradar o poder financeiro internacional, enquanto paulatinamente arrastava a sociedade brasileira para um socialismo que vai se consolidando através dos impostos, tarefa, aliás, começada pelo aliado ideológico FHC. Se dá certo na China, pode dar aqui. O socialismo só sobrevive a partir do capitalismo, dentro do capitalismo ou da memória do capitalismo. Por pouco tempo. E por quê? Porque, como dizia meu pai, alguém tem que trabalhar nesta casa. O capitalismo gera riquezas, o socialismo gera ditaduras e empobrecimento da população. O socialismo é a besteira mais bem administrada e marketizada do mundo. Ou alguém dê um único exemplo para desmentir isto. Essa porcaria só prolifera onde a ignorância impera. A falta de educação formal, e sobretudo de rudimentos de educação financeira, deixa a população desprotegida e presa fácil para seitas políticas e religiosas que prometem coisas que a simples aritmética condenaria. Confundem revolta pessoal com ideologia. O sujeito tem um salário de merda, paga um monte de impostos, não recebe nada em troca, sustenta uma mordomia principesca do governo e bota a culpa no neo-liberalismo, no FMI, no Bush, na colonização portuguesa, nas capitanias, na índia Bartira, no cacete.... No sistema político, jamais! Na gastança do governo? Nem pensar! No tamanho do Estado? De jeito nenhum! Nos impostos indecentes? Não! Nos juros imorais? Nunca! É o mito de que se alguém é bem sucedido financeiramente, é porque roubou. Isso até pode ser verdade hoje, dentro do governo do PT. Mas não se aplica ao restante da sociedade. Se o sujeito não tem sucesso num regime, não terá no outro. Quem não tem a frieza suficiente para ser um dirigente capitalista, certamente, não terá a crueldade necessária para ser um líder socialista.

O Brasil só não vira uma baderna total porque o pessoal não consegue se organizar nem para depredar, mas mesmo assim, para que não houvesse reação da sociedade livre a esse enquadramento, tentaram amordaçar o judiciário, ministério público, imprensa (CFJ) e o congresso (mensalão).

Eles vinham a todo o vapor. Num esforço de imaginação, era como um Brasinca (desculpem, é a idade) vindo pela estrada a toda a velocidade, dirigido pelo Zé Dirceu, e no banco do carona, com comandos de brinquedo, está bem faceiro, o Lulalelé, que faz que dirige, mas cansa logo, depois abana para as vacas que pastam, e faz VRRRRUUUMMM. Como é lindo governar! Só que tinha uma patrola parada no meio da estrada. Era o nosso Tomaso Buscheta, com o perdão da evocativa palavra, Roberto Jefferson.

Jeferson disse apenas: "se isso aqui é um baile de putas, eu vou usar o batom mais vermelho, vou ser a mais rampeira, e vou faturar mais". Ele não é mais imoral do que a maioria. Só é mais competente dentro da imoralidade. Será que o trabalho do Pimenta ou do Henrique Fontana, defendendo Zé Dirceu ou tentando esconder a sujeira do governo é mais digno do que fez Jefferson com Collor? Aliás, não dá para falar bem de ninguém do PT hoje que dois dias depois descobrem um rabo no sujeito. É a reputação com prazo de validade...

Sobre o Zé Dirceu, eu gostei da analogia com o Dom Quixote, reavivando uma aventura capa e espada, tão em desuso atualmente, e gostei não pela figura do Dirceu/Quixote, mas porque imediatamente me veio à cabeça o Sancho Pança em cima dum jegue gritando aos aldeões: "As elite vão tê que me enguli". Deve ser uma nova tara, a excretofagia. Esse negócio de engolir é um perigo. Uma vez o Brizola engoliu um sapo barbudo e olha só o que aconteceu com ele. Definhou.

Mas eu gosto mesmo é de ficar por aqui. Como gaúcho, eu gosto de bater em gaúcho. Brigar com estrangeiro é "mesmo que bater em guri, a gente faz em causo de percisão, não de gosto".

Parece que a sujeira atravessou o Rio Jordão da Política, o Mampituba. Para começar tem esse baluarte da moral, Olívio Dutra, atuando como uma esponja entre cristais, num papel que lhe cai bem, aliás. De um lado está o PT e do outro a ética. Olívio disse que o problema do PT está nas más companhias. Errado! O problema do PT está nas grandes companhias. Só que também ele recebeu dinheiro do Valério para pagar seu advogado. Pregando moral de cuecas cheias, seu Olívio? Lula e Olívio são duas figuras de proa, no sentido náutico. São as carrancas do São Francisco, colocadas na proa dos barcos para assustar os maus espíritos e a bugrada. Mas estão lá só pelo aperitivo. Não são do trabalho. Sempre que tem uma roubalheira eles estão por perto. Mas não viram nada, não sabem de nada. É que nem mãe de assaltante. Fica em casa só rezando, mas no final ganha os presentes. Mas que não se confunda Olívio com Lula. Lula é um sujeito demasiadamente esperto, ladino, porém preguiçoso intelectualmente, que não fala inglês e a rigor, nem português (dizem que pegou no sono lendo a orelha do único livro que herdou da biblioteca de Costa e Silva. Que maldade!). Olívio é formado em letras e fala inglês fluentemente aprendido pelo método cognitivo desses padres americanos. Vários de seus processos decorrentes da CPI do Jogo do Bicho foram engavetados politicamente, outros ainda não foram concluídos. Ah, ia esquecendo, é claro: ELE MANDOU A FORD EMBORA!!

Agora a turma de Santa Maria começa a ficar conhecida. O godfather Tarso (por humildade, ele prefere apenas o reduzido: God) já declarou que não teve caixa dois na sua campanha. O que houve foram "recursos não contabilizados" (sic) fornecidos pelo Valério ao diretório nacional! Que repassou ao seu comitê. Eu adoro esse Tarso! Ele tem uma relação lúdica com as palavras. Palavras para ele são como massinha de modelar. Eu arrisco dizer que o feito mais notável de Tarso como prefeito foi inverter o significado da palavra peremptório. Quando Zé Dirceu disse em seu depoimento à CPI que "eu afirmo peremptoriamente", tocou o alarme. Todos os gaúchos sabiam a partir dali, que ele estava mentindo. Era o Tarso fazendo escola.

Outro termo consagrado pelo peremptório Tarso, foi o auto-exílio. A megalomania vem desde potrilho. Como os milicos não lhe davam importância nenhuma, nem para exilá-lo, pomposamente se auto-exilou. O exílio é um ato de força, de coerção. Auto-exílio é como auto-estupro, o que só é possível mediante encosto. E onde foi homiziar-se esse valente? Em Rivera! Se os milicos realmente quisessem pegá-lo, teriam sérias dificuldades em atravessar a rua, não é mesmo? É como o guri que foge de casa e monta a barraca no pátio, ao lado da porta da cozinha. É um lutador. Dizem que as lutas são inspiradas nos diferentes comportamentos dos animais. Tarso deve ter se inspirado na lebre. Ao primeiro tiro, sai em disparada que nem o facho da lanterna é capaz de alcançar. Hay que endurecer, pero no mucho. Cada socialismo tem o Che Guevara que merece.

Lá no Planalto, naquela suruba de governo/partido/estado, no núcleo duro havia o Genuíno, o guerrilheiro 3 bofetadas (uma para começar a falar e duas para parar) e o Dirceu 3 caras (a original, 1ª plástica, 2ª plástica de recomposição). Dirceu tinha um sonho (pobre Luther King!). Este sonho obedecia a um roteiro. O primeiro momento já foi alcançado. O partido é governo. O segundo momento estava sendo realizado celeremente: o governo virando partido com a militância ocupando os cargos chaves de governo. O próximo passo seria a conversão dos seus interesses em leis degenerando no Partido–Estado. Aí, as decisões do Estado são as tomadas pelo grupo que dirige o partido. Finalmente! O grupo que já era liderado, é substituído por uma pessoa. Quem seria esta pessoa? Até os petistas, até quem não acredita em Deus sabe que no fim das contas, no fim do mundo, tudo se resume a uma pessoa. O poder é concentrador. Alguém tem que ter a chave do cofre, guardião dos segredos da vida e da morte.

Uma das lamentáveis vezes em que fracassados e incompetentes se juntaram para fazer sucesso, dando sustentação incondicional, quase religiosa a uma personalidade que nem sequer sabiam direito quem era, sem nem questionar os rumos, resultou no Nazismo. Lá, como aqui, parece que depois, ninguém sabia de nada. Faltou-lhes um Von Jefferson.

Zé Dirceu não tem companheiro, porque o lugar que almejava não cabem dois nem há alternância. Tudo isso ficou claro aos não iniciados nas artes da sacanagem graças a Bob Jefferson, aquela santa. E Lula? Do lado, fazendo VRRUUUMMM. Eta metáfora boa!!

"Quando iniciam as convicções, terminam as incertezas e por conseqüência, o próprio raciocínio."

(do poeta Flavinho Medeiros)...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes