15 de maio de 2006

Quem é pessoa mais importante de sua vida?

Você tem 5 segundos para responder a essa pergunta, sem hesitar!
Não pense que é uma pergunta fácil de ser respondida. Quando faço essa pergunta uma grande maioria das pessoas aponta um avô ou avó, a mãe, o pai ou os filhos, como as pessoas mais importantes de suas vidas. Penso que a resposta certa não é nenhuma dessas. Penso que o correto seria você responder que a pessoa mais importante de sua vida é VOCÊ!

Egoismo? Não! AMOR PRÓPRIO!
Eu sei que não é fácil aceitar essa idéia. Uma das primeiras coisas que nos surgem à mente é o egoísmo. Mas, até o fim deste texto, quero desvendar este mistério para você. E tomo o desafio de tentar provar que amar você mesmo em primeiro lugar é totalmente compatível com amar o próximo. Ou seja, o fato de você buscar em primeiro lugar a você não implica, necessariamente, que você se torne uma pessoa egoísta, muito pelo contrário. Outro desafio, maior ainda, é mostrar-lhe que, no plano material, amar primeiro você mesmo é uma recomendação bíblica, feita pelo próprio Senhor Jesus. Duvida? Então leia o texto abaixo:

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Mt 22:36-39

Muito bem. Pelo texto, está fora de questão para quem deve ser dirigido o nosso primeiro amor. A passagem é clara e a recomendação imperativa (por isso se chama mandamento) que nosso primeiro amor deve ser dirigido a Deus, que está no plano espiritual. Mas, no plano terreno, a primeira impressão que se tem, é que Jesus recomenda que o nosso primeiro amor seja dirigido ao próximo. Não é verdade. Se você notar bem, verá que Jesus recomenda que o amor que devemos ter para com o próximo, deve ser semelhante ao amor que devemos ter para conosco. Ou seja, o amor que você tem por si mesmo é que deve servir como referência para o amor que você deve desenvolver pelo outro. Isso significa dizer que não amando a si mesmo em primeiro lugar, você dificilmente terá a medida certa de amor para com os outros.

Lembre-se que outra recomendação de Jesus, diferentemente da recomendação do mundo, é que você deve fazer ao outro, aquilo que deseja que o outro lhe faça (Lc. 6:31). Ou seja, faça ao outro o que deseja para si mesmo. O mundo diz “não faça ao outro...” Jesus é pro-ativo e diz “FAÇA”.

Como faço para pensar primeiro em mim, sem deixar de contemplar o outro, como é a recomendação do texto bíblico?
Simples! Basta que você estabeleça o bem ao próximo, o amor ao próximo, como uma prioridade absoluta em sua vida. Assim, buscar o interesse, o bem estar, a segurança ou a felicidade do outro será sempre uma ação que, na realidade, visa buscar sua própria satisfação.

Um exemplo corriqueiro... e a lógica é simples
Se houver despressurização em uma cabine de avião, a recomendação é que você DEVE colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, depois em uma criança ou numa pessoa idosa que esteja ao seu lado, mesmo que a criança seja seu filho, e a pessoa idosa seja sua mãe ou seu pai. Ora, se você não estiver bem e preparado, não terá condições de ajudar o outro, e poderá colocar em risco a vida dos dois.

Você já tentou levantar alguém caído no chão?
Qual a primeira ação que você toma? Se você disse estender a mão, está errado. A primeira ação, inconscientemente até, é buscar firmeza para seus pés, para assim, conseguir levantar o outro caído. Primeiro você, para que assim possa pensar no outro. Está claro?

Para resumir, e descomplicar mais ainda, o negócio é o seguinte:
Faça do outro uma oportunidade para amar a si mesmo. Você verá que será muito mais fácil encontrar a felicidade e a realização pessoal.

Abraços, bênçãos e SUCESSO!

Paulo Angelim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes