4 de dezembro de 2006

Pirataria: como os evangélicos estão se comportando?


"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, em os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus". (1Coríntios 6.9,10)

A pirataria tem invadido o meio evangélico de maneira vergonhosa. É necessário entender o que é pirataria, pois o que temos observado são pessoas completamente desinformadas, que estão nesta prática simplesmente olhando somente para o próprio benefício financeiro.

Definição de Pirataria: Roubar, Copiar (programa de computador, material audiovisual ou fonográfico, etc.), sem autorização do autor ou sem respeito aos direitos de autoria e cópia, geralmente para fins de comercialização ilegal ou para uso pessoal.

Ou seja, todo aquele que está em tal prática, seja: copiando, comercializando ou usando, qualquer material ilegal é considerado pirata.


Pirata: s. m. 1. Indivíduo que pratica a pirataria; ladrão do mar. 2. Por ext. Ladrão. 3. Indivíduo conquistador, sedutor. 4. Tratante, malandro.

Pirataria: s. f. 1. Assalto criminoso, no alto mar ou na costa, praticado pela tripulação ou passageiros de um navio armado, de existência clandestina, contra outro navio, para se apoderar de sua carga, bens, equipagem ou passageiros. 2. Por ext. Extorsão, roubo.

Quando compramos software pirata nessas feirinhas, também estamos incentivando a prática, e também roubando o autor daquele trabalho. Infelizmente, essa é a verdade. Nós, que devíamos dar o exemplo. Há empresas fazendo um trabalho para previnir/evitar o uso de software pirata. Uma dessas ações é substituir o pirata pelo software livre, que possui licença para uso gratuito, em geral para pessoas físicas e em alguns casos, para pequenas e médias empresas, que não têm acesso nem recurso para adquirir um bom software. É só dar uma olhada no que diz a licença e está tudo bem.

Já é um hábito bastante popular para quem utiliza os benefícios virtuais o de arrumar o melhor programa e depois "quebrar" a licença, com o uso daqueles números ("serials" e "patches") como se fossem "gambiarras", para que uma característica travada seja liberada sem se pagar por ela.

Particularmente, em casa e no trabalho, à medida que encontro um aplicativo equivalente ao pirata que uso, mudo imediatamente. E os que não uso mais, venho desinstalando. Dá um trabalhão pra deixar tudo "limpinho", mas vale a pena. É bom pq libera mais espaço para coisa boa. Além disso, quando falamos de sistema operacional, podemos ver algumas versões do Linux mais estáveis e confiáveis que o "Ruindows".

Um dos sites que tem uma pancada de coisa boa, e tudo de graça é o www.bestfreewaredownload.com . Isso falando de Windows. Quem usa distribuições Linux o próprio sistema operacional é de graça, e na rede tem-se centenas de softwares, em geral desenvolvidos em Java (linguagem de programação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes