13 de maio de 2007

A espera de um milagre


"E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado." (Gênesis 28:15)



Eu fiz concurso prá INFRAERO em 1999. Minha colocação não foi das melhores, mas também não foi ruim. Em 2002 chamaram 2 turmas de 45 candidatos. O "rodo" passou rente e de 88º eu pulei prá 4º!
 

Em 2003, chamaram 4 candidatos para exames médicos (quem era o 4º, ao invés de 88º?). Mas era para a contratação de 3. Eu seria o reserva se caso um dos 3 desistisse ou não fosse aprovado nos exames médicos. Ninguém desistiu e os 3 foram aprovados nos exames médicos e seguiram destino. EU SOBREI.
 
O mundo caiu nas minhas costas, pq já fazia 3 anos que eu tinha feito o concurso, e só em 2003 chamaram o pessoal... e não havia previsão para outras contratações!!! Confesso que chorei muuuuito em casa! Eu era vendedor em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Cheguei a pedir demissão do meu emprego porque cria que um deles desistiria, mas NENHUM desistiu.
 
Graças a DEUS eu era um bom funcionário e trabalhei direitinho até o último minuto. Liguei para o meu quase ex empregador, ele me chamou na empresa e me ofereceu uma promoção para voltar pro emprego (gerente da minha equipe). Ele (ateu) ainda zombou de mim: "deve ser o teu DEUS te mostrando que é para ficar com a gente!". Eu voltei para a empresa e mudei de endereço. Nna mudança, eu joguei o edital do concurso e perdi totalmente a esperança de ser chamado. ENGANEI-ME (DE NOVO)...
 

O MILAGRE (providência):

Alguns meses depois, já no final de 2003, eu recebi uma ligação da minha mãe dizendo prá ligar URGENTE prá INFRAERO. Começou aí a história de um milagre.

 
Eu tinha mudado de endereço sem atualizar meu cadastro na INFRAERO. Meus pais haviam se separado e mudaram de cidade. Meu irmão casou-se, ou seja, TODOS os contatos de 4 anos antes já não eram possíveis de se encontrar. O mais maravilhoso foi o trabalho de busca que o RH fez prá me encontrar. A gerente do RH/Porto Alegre, cansada de me procurar sem sucesso, pegou meu antigo endereço e pesquisou no catálogo o telefone da minha ex-vizinha e ligou prá ela pedindo informações sobre mim. A vizinha só soube informar que minha mãe mudara-se para Capão da Canoa RS. A Gerente não desistiu: procurou algum telefone no meu nome em Capão, no nome dos meus pais, mas as buscas da Gerente foram inúteis até o momento, pq eu morava em PORTO ALEGRE e meus pais não tinham telefone no nome deles. A Gerente de RH, PELO NOME DO MEU AVÔ (pasme!!!) encontrou o telefone da casa dele. Telefonou, e MINHA MÃE estava na casa no momento e atendeu. Ela informou minha mãe que estava há 3 meses me procurando pq o prazo do concurso acabaria em 2003 e tinha vaga prá mim.
 
Liguei (urgente) prá lá e me atendeu a GERENTE DE RH DA REGIONAL SUL, que me informou que o SERVIÇO DE TRÁFEGO AÉREO é composto por 4 "funções". Pelo psicotécnico eu teria aptidão para 2 delas. A Empresa estava chamando 11 candidatos para uma função (aquela que eu era o 4º, mas e passei a ser 1º depois da contratação dos 3 em 2002) e 9 vagas para outra função em que eu era o 2º colocado. E eu teria que escolher uma e desistir da ou outra. Que situação! Escolhi a função em que eu era 2º colocado e lá fui eu para a maratona dos exames médicos de novo. Entreguei os exames na INFRAERO, pedi demissão (de novo), contei para TODOS os meus amigos aquela bênção. Meu ex-empregador fez uma homenagem de despedida prá mim na empresa... aquele chororô...
 
Numa quinta-feira em que fui buscar as passagens na Empresa, a notícia: TODAS AS 20 VAGAS foram canceladas e a validade do concurso viria a expirar na terça-feira seguinte...
 
Lá estava eu, NOVAMENTE DESEMPREGADO, e dessa vez potencialmente envergonhado pq TODO MUNDO sabia que eu tinha passado num concurso e que iria embora, tal... 

Ao contrário da sensação de derrota daquela vez eu fui para casa tentando entender pq e orando a DEUS. Novamente liguei para o ex-empregador e ele me disse que aquilo era um sinal (de novo) e me deu meu emprego de volta (de novo). Cumpri expediente na sexta-feira ARRASADO. Não recebi nenhum e-mail da INFRAERO. Liguei prá lá e me informaram que até os cursos de reciclagem haviam sido suspensos (contenção de despesas). Vi que só um milagre mesmo resolveria a situação. Fui prá casa REVOLTADO com o diabo que estava teimando em enfiar as unhas sujas dele na minha vida.
 
Cheguei em casa, tomei um banho e fui à igreja, revoltado com o capeta! Para a minha surpresa era dia de estudo bíblico, a respeito de JÓ e aprendi maravilhas naquele dia. Chorei na presença do SENHOR e falei prá ELE que nenhum centavo nessa vida me separaria dEle pq meu relacionamento com ELE era por amor, e não pelas bênçãos que ele me dava!!! Pedi perdão por algumas ganâncias minhas.
 
Voltei prá casa aliviado e fui dormir cedo. No meio da madrugada ouvi a voz de um homem me chamando no meio do meu quarto ("- RODRIGO... RODRIGO!). Levei um baita susto, saltei da cama e aquela voz vinha da sala. Fui até a sala e ela estava VAZIA! Bem, sonho não era pq eu ouvi a voz ACORDADO. Ali mesmo eu perguntei ao SENHOR: "- Fala, Pai. O que o Sr quer de mim?". Mas a voz não respondeu e eu voltei prá cama. De manha minha esposa já tinha preparado o café e depois de um tempo eu lembrei do "sonho" e duvidei que aquilo tinha sido real, pq foi no meio da noite. Abri a Bíblia para ler e aleatoriamente li o versículo "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. (Gênesis 28:15)".
 
Fiquei pensando naquele sonho... tomei café e contei prá minha esposa sobre o que aconteceu e disse à ela que DEUS me avisou que eu iria embora. Ela não entendeu direito e eu não insisti, pq ela não era cristã. Saímos para passear, fomos ao culto no domingo, e eu aproveitei cada segundo daquele fim-de-semana como se fosse uma despedida. Na segunda-feira retornei pro trabalho e esperei o dia inteiro por um e-mail, telefonema ou contato qualquer... NADA!
 
Na terça-feira (último dia de validade do concurso) a INFRAERO me informou que realmente, aqueles 11 candidatos da outra função não seriam mais chamados e que da minha função, ao invés de 9 iriam somente 2.
 
Lembra quem era o 2º? EXATAMENTE EU. Na verdade, O ÚLTIMO!!! O concurso expirou naquele dia. Pensando que retornaria de São Paulo para o Sul logo depois do curso, fui trabalhar em RECIFE.  Os milagres se sucederam. Eu sempre soube que retornaria prá minha terra, pois Gênesis 28:15 estava vivo no meu coração. Não havia vagas no sul. Pelos meios administrativos jamais consegui retornar. Mas, em uma oportunidade, estive numa reunião com o ex-presidente da INFRAERO, o Presidente LULA e mais alguns ministros. Pude contar do meu desejo de retornar e os presidentes providenciaram meu retorno em menos de uma semana...
 
Aqui estou em NAVEGANTES SC, de volta ao SUL. De volta à minha terra... de posse do que o capeta tentou me roubar!

Um comentário:

  1. Anônimo10:16 PM

    Quem te conhece " Guigo" sabe que sua força e sua fé são teus nortes, e que Ele sempre abrirá tuas portas.
    Deus abe~çoe vc e tua família sempre!!

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes