20 de maio de 2007

Nossa mídia


Coluna semanal de críticas (construtivas) à imprensa brasileira


.:: Matérias estapafúrdias

14/5/07, revista Época, pág. 51
A revista conta que a Noruega vai criar um banco de sementes, para guardar exemplares de sementes de todas as plantas conhecidas no mundo, num depósito subterrâneo coberto de gelo. A notícia é velha, de 21/6/06, e a revista está quase um ano atrasada.

15/5/07, Jornal do Brasil, pág. A18, coluna Informe Econômico
O assunto é a aprovação ou não das hidrelétricas do rio Madeira pelo Ibama. A nota diz que "...os projetos foram feitos pela construtora Norberto Odebrecht, em associação com ...Furnas... em lugar do Ministério de Minas e Energia. Conseqüentemente, os planos não têm preocupação com o meio ambiente...". Não entendi o "conseqüentemente" – se em vez de Furnas, seu dono fosse o Ministério de Minas e Energia? Daí seria diferente?

16/5/07, Valor Econômico, capa
Uma das notas em destaque diz: "Desempenho venezuelano: economia venezuelana cresceu 8,8% no primeiro trimestre...". Puxa vida, que beleza!!! A gente vê China e Índia crescendo 8 ou 10% no ano, e o país de Hugo Chávez cresce isso no trimestre! Mas ao ir lá dentro ler e não era bem isso: o crescimento é anual. O "trimestre" é em relação ao mesmo período do ano anterior. O que está na capa está errado.

17/5/07, Jornal do Brasil, pág. A18, coluna Informe Econômico
Falando sobre o dólar, que não para de cair, a nota principal da coluna diz que "A tendência...é que o dólar continue oscilando." Antes de escrever uma nota como esta que trata do sentido de uma palavra, sempre checamos no dicionário para ter certeza de não cometer uma injustiça. "Oscilar" quer dizer "mexer de um lado para o outro, ou para cima e para baixo". No caso, está errado: o dólar não está oscilando, rapaz, está caindo mesmo.



.:: Títulos estapafúrdios

12/5/07, Estado de São Paulo, pág. B6
Comentando os resultados de empresas no primeiro trimestre, que têm sido publicados, o subtítulo diz: "Destaque no primeiro semestre...". Volta sempre a impressão de que a pessoa que escreve títulos, subtítulos e legendas de fotos não leu a matéria.

12/5/07, Jornal do Brasil, pág. A18, coluna Informe Econômico
"Arrecadação do Rio desabou" é o título da nota principal da coluna. Fomos ver o texto e ficamos sabendo que a arrecadação do estado caiu 0,7%. Míseros 0,7, menos de um por cento. "Desabou"??!!

14/5/07, revista Época, pág. 16
Comentando a eleição de Nicolas Sarkozy para a presidência da França, com foto dele, o título é: "O pequeno príncipe vai ao paraíso". Tudo bem que ele é relativamente baixo, mas "pequeno príncipe"?!

14/5/07, revista Época, pág. 76
Numa matéria num estilo meio auto-ajuda, meio revista Exame, o assunto é o comportamento dos chefes dentro das empresas. O subtítulo diz: "Novos estudos explicam os mecanismos que favorecem os narcisistas, estúpidos e idiotas na escalada profissional dentro das empresas". Trabalhei algumas décadas em diferentes empresas e encontrei uns poucos narcisistas e praticamente nenhum estúpido ou idiota em cargos de chefia. Desculpem a franqueza, mas idiota deve ser quem escreveu.

16/5/07, Estado e Folha de São Paulo, capa
O governador José Serra foi a uma comemoração da polícia e fez a brincadeira boba de pegar um rifle e apontar para os fotógrafos. O título do Estadão é menos ruim: "NA MIRA: Serra brinca com fogo". O da Folha é bem pior: "FRANCO-ATIRADOR".

19/5/07, Globo, pág. 41
Na semana passada o Globo de 6/5, falava de judô, com o título: "Virada de tatame evita suor no quimono". O assunto era uma mudança nas regras de classificação para o campeonato mundial, supostamente beneficiando alguém. Neste sábado, voltando ao mesmo assunto, o título é: "Ippon no tapetão". Muito bobo, o leitor fica sem saber do que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes