19 de setembro de 2007

Os Farrapos ganharam !!!


Os Farrapos ganharam!!!

Explico: lendo alguns textos sobre Economia, descobri o livro Centralização Política e Concentração da Riqueza: as finanças do Império Brasileiro no período de 1830 a 1889, do Historiador e  Economista dalton Franciozo Diniz. No livro há dados sobre o quanto o Império arrecadou e quanto gastou em cada Província. Olhando os dados vi que na maior parte dos anos antes Guerra dos Farrapos o valor as receitas enviadas pelo RS para o Império eram menores do que as despesas que este fez na Província. Em 1834, por exemplo, o Império gastou na Província do Rio Grande do Sul só metade do que arrecadou. Ou seja, explorava mesmo.
 

A partir de 1845, a coisa mudou radicalemente de figura.
Tamanha foi a mudança que, no total do período, o Rio Grande do Sul junto com a Corte (o município do RJ)foram as únicas províncias grandes que recebiam mais recursos do Império do que mandavam.  E não era pouco, era uns 30% a mais. Que dizer, a partir da Guerra dos Farrapos, o RS passou a viver às custas, por assim dizer, das outras províncias brasileiras. Quem diria...

Este mesmo orgulho me bateu forte no peito quando vi no último domingo alguns eleitores de Renan Calheiros festejando a "vitória" dele no senado, aos brados de "nosso Senador ganhou". Pensei: "povo que não tem virtude acaba por ser escravo".


É fundamental, para um povo, ter orgulho de sua terra. E nós gaúchos, graças a Deus, temos muito orgulho da nossa.

Os que nos olham de fora do RS - e até alguns de dentro do RS mesmo - confundem isso com arrogância ou presunção, o que não é o caso. Somos muitíssimo orgulhosos de sermos brasileiros... Mas, sobretudo, temos estampado

É que nos orgulhamos de ter uma cultura bastante característica - na história, na música, no folclore e na culinária. Não que nos consideramos melhores ou piores que os demais, ou mais ou menos brasileiros que qualquer outro. É orgulho mesmo... que todo brasileiro tem...

Apesar de entender que, no início da Revolução Farroupilha o Rio Grande do Sul esteve perto de se separar, não temos como saber o que aconteceria e não acredito que, hoje, de forma alguma, este seja o caminho.

Sou sim, brasileiro como Airton Senna. Mas também sou gaúcho, como o Ronaldinho...

Valeu, Bento Gonçalves!

==============================================

Sirvam nossas façanhas…
… de modelo a toda terra

Há exatos 172 anos começava a maior guerra civil da história brasileira.

No dia 20 de setembro de 1835, no local onde hoje a Avenida Azenha cruza a Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, os “farroupilhas” declararam guerra ao governo da província, nomeado pelo Império.

Começava ali um dos capítulos mais importantes da história brasileira, e talvez o mais determinante da história e da cultura gaúcha. A Revolução Farroupilha, que duraria quase 10 anos, terminando apenas em fevereiro de 1945 com o tratado de Ponche Verde, marcaria toda a formação de um povo, mesmo quase dois séculos depois.

Apesar de a independência da província ser considerada hoje em dia a grande bandeira dos farrapos, essa não foi uma das razões iniciais do conflito. Estas, na verdade, eram mais econômicas - relacionadas ao charque - do que políticas. Apenas no desenrolar da guerra é que a independência gaúcha foi proclamada e, a partir daí, teve que ser defendida. É claro que ela se tornou uma das senão realmente a principal bandeira da revolução, mas não era assim no princípio.

Até hoje o Rio Grande do Sul cultua seus heróis revolucionários. Bento Gonçalves, Netto, Corte Real, e até mesmo o italiano Giuseppe Garibaldi são alguns dos grandes mitos da cultura gaúcha. São símbolos de homens determinados a defender sua terra - ou seu ideal - até o fim.

A importância do dia 20 de setembro de 1835 para os gaúchos pode ser medido por seus símbolos. A bandeira atual, por exemplo, é a mesma que era utilizada pelos farrapos, cujo significado era um “não” (a faixa vermelha) ao verde-amarelo, então símbolo do Império. O nosso hino, que também enaltece as virtudes dos farrapos, foi composto por soldados imperiais aprisionados numa das várias batalhas vencidas pelos “gaúchos”.

Hino Rio-grandense

Como a aurora precursora

do farol da divindade,

foi o Vinte de Setembro

o precursor da liberdade.



Mostremos valor, constância,

nesta ímpia e injusta guerra,

sirvam nossas façanhas

de modelo a toda terra.



Mas não basta pra ser livre

ser forte, aguerrido e bravo,

povo que não tem virtude

acaba por ser escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes