30 de dezembro de 2007

2007: Um ano de escândalos, escândalos e mais escândalos

Tanto no Brasil quanto no cenário internacional, a política dominou os noticiários em 2007. Foi um ano agitado e com muitas surpresas. Entre os países que mais estiveram presentes nas reportagens do ON estão China, França, Rússia e Venezuela.

Em relação aos assuntos nacionais, os escândalos no Senado e as especulações sobre o terceiro mandato de Lula renderam muito debate em todos os cantos do país.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, foi acusado em maio de usar dinheiro ilícito para fins privados. Em setembro, o Senado votou sua cassação, mas os senadores aliviaram o chefe da Casa. Renan Calheiros só renunciou a presidência do Senado em dezembro. Sua renúncia foi motivo de frustração. Este foi um dos sentimentos experimentados pelos brasileiros neste ano, pelo menos no que diz respeito à política.

Os debates sobre impunidade e maioridade penal também ganharam força depois da morte brutal do menino João Hélio, no Rio de Janeiro, em fevereiro. E a segurança pública foi um assunto constante em meio às especulações sobre os Jogos Pan-americanos e às discussões sobre a Copa 2014 no Brasil, que seria confirmada em outubro.

Além de sediar os Jogos Pan-Americanos com sucesso, o Rio de Janeiro obteve outro êxito no ano de 2007. Apesar de muito criticada, a votação das Sete Maravilhas do Mundo Moderno colocou o Cristo Redentor no seleto grupo de monumentos. Estima-se que a vitória traga mais turistas à Cidade Maravilhosa.

Em dezembro o Senado derrubou a CPMF e 40 milhões de reais retornarão para a economia do país, forçando o governo a dar uma enxugadinha nos gastos para compensar a perda do imposto do cheque.

O ano acaba, mas alguns problemas ainda são muito parecidos com os de 2006, como a crise no setor aéreo e a queda do dólar.

Não será muito difícil de se prever 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes