9 de fevereiro de 2008

O transparente, o translúclido e o opaco


Governo vai limitar informações no 'Portal da Transparência'. O governo vai retirar do site Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), os poucos dados disponíveis sobre os gastos do Planalto, do Alvorada e da Granja do Torto.

Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, trata-se de uma questão de segurança. O Palácio do Planalto fez um apelo ontem ao Congresso para não revelar, em uma eventual CPI dos Cartões, dados de despesas consideradas "sigilosas" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus familiares. "Não acho que a CPI queira abrir esses gastos. Não acredito que o Congresso queira romper a segurança do presidente", disse a ministra.

Num sistema óptico, a transparência é a propriedade de algo aparecer, manifestar-se, tornar manifesto, patente, público, notório, avistar-se através de uma superfície que não impede a passagem da luz de tal modo a se enxergar o que há do outro lado da superfície.

A propriedade oposta é a opacidade.

Já, a translucidez é a propriedade que permite a uma superfície deixar passar a luz, sem permitir a visão dos objetos.

Com base na verdade real ou na óptica simplesmente, nosso mestre das malfundadas metáforas deveria também renomear o Portal da Transparência. Tenho duas sugestóes plausíveis e coerentes: 'Portal da Opacidade' (em nome da segurança nacional) ou simplesmente 'Portal da Translucidez' (onde a gente vê só a luz mas não sabe quais os objetos que há do outro lado).


Leia também...

Um comentário:

  1. Fico grata por tua visita no meu blog Guarita 70 e principalmente pelo incentivo.
    Vou voltar aqui para ler com mais tranquilidade os teus textos, hoje estou meio cansada do Brique, mas já guardei o teu link nos meus favoritos!
    Abraço!

    Inez

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes