29 de outubro de 2008

Quem vai pagar a crise? Você ou os Bancos?

Recebi por e-mail de uma amiga por quem tenho adimiração profunda:

"Até há poucos dias, falar em intervenção do Estado ou de Governos na economia e na sociedade, era visto como um dos maiores pecados. As grandes empresas e bancos, depois de anos de lucros astronômicos, sofreram graves perdas e exigem que todos os governos e sociedades do mundo passem a socorrê-los.

Basta notar que só neste ano foi desembolsado algo em torno de 26 trilhões de dólares para salvar os grandes grupos capitalistas. Trágica ironia é que bastariam 150 bilhões de dólares para eliminar a fome no mundo. A crise nasceu da facilidade de crédito internacional disponibilizada à sociedade com juros momentaneamente baixos e com longas prestações. Milhões de pessoas compraram carros, TVs, casas e utensílios domésticos a crédito. Enquanto foi possível encontrar consumidores, as empresas venderam e obtiveram lucros astronômicos, aos poucos os mercados consumidores foram diminuindo. Os estoques das empresas foram aumentando e, sem ter a quem vender, as empresas começaram a dispensar trabalhadores e aumentar os juros para recuperar as suas taxas de lucro. Os consumidores, sem ter como pagar as prestações, estão perdendo suas casas, carros (enfim, todos os seus bens) etc.

Os bancos financiadores não têm o que fazer com tanto carro, casas. Pior, as TVs, os jornais, os políticos e os governos não estão falando, mas cabe a nós dizermos! Eles querem que o povo pague a conta da seguinte forma: Transferência do suado dinheiro conseguido pelo trabalho de todos nós aos banqueiros. A crise vai se agravar ainda mais com o aumento dos juros (nacional-internaci onal) e pelo aumento de impostos, gerando o endividamento das famílias e a perda de bens das pessoas.

O fruto desta perda social será destinado ao socorro das empresas capitalistas que, para sobreviver, realizarão fusões entre os grandes grupos econômicos, provocando ainda mais o crescimento do desemprego, da violência urbana, das falências. Frente a esta situação, os trabalhadores e a sociedade devem cobrar do Governo medidas que atendam aos milhões de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que foram ludibriados por esse conto do vigário.

Cabe exigir que o governo brasileiro aumente as taxas de importação, protegendo o mercado interno da competição desleal com os produtos de outros países, evitando com isso a falência das empresas. Devemos exigir ainda a imediata redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais pelo menos - evitando o desemprego e a explosão da violência. O dinheiro público deve ser gasto com as coisas públicas. Igualmente, o Governo brasileiro deve priorizar intercâmbio comercial com os países latino-americanos. Exigimos ainda a imediata redução das taxas de juros, ainda as mais altas do mundo. O Brasil deve substituir o dólar nas relações comerciais regionais (como já faz com a Argentina) por uma moeda latino-americana. Igualmente é importante a estatização da rede bancária e a garantia de expansão das rendas básicas aos setores mais fragilizados da sociedade.

Todas essas medidas emergenciais visam proteger a soberania nacional e prioritariamente as classes populares da sociedade brasileira.


São Paulo, 22 de outubro de 2008.

A Diretoria do Sindicato dos Sociólogos do Estado de SP"

Respondi carinhosamente a esta amiga:

Certo, Lindo discurso. Mas, que "nova ordem é essa"??? Perguntei sério, não é deboche.

Eu não acredito em socialismo, por que o homem é mau. Ele precisa ser fiscalizado ostensivamente.

O paraíso que os comunistas sonham é lindo, perfeito, quase bíblico eu diria. Eu, porém, mal tenho fé prá crer em Deus, imagina ter fé suficiente para crer no homem, ou pior, numa sociedade! O homem não tem esse nível de consiência. Aposto: jamais terá. As pessoas não querem partilhar. Foram projetadas para viver em sociedade, mas somos os maiores parasitas da história. Estamos destruindo o planeta como se fosse problema do outro e nao nosso. Hoje ninguém te dá lugar na fila. Ninguém quer esperar o sinal abrir ou parar paro o pedestre na faixa. Todo mundo acha a internet lenta e demorada (ela é!). Ninguém tem paciência. Tudo é efêmero. Os relacionamentos são eternos só enquanto duram.

Olha, se todos pudessem, não pagariam nenhum centavo de tributos, e veja que pagar imposto é algo eminentemente socialista!

Ninguém quer me ajudar. Você é uma das poucas pessoas que eu conheço que não é rancorosa e sabe amar... Você é exceção, querida. As pessoas são más. Só Deus mesmo prá transformar o homem.

E esperar o quê, se a "esperança venceu o medo" e continua falando com discurso de oposição, sendo que é situação há dois mandatos?

Antes de a esperança vencer o medo, a culpa era da direita, do FHC e do capitalismo. O que eu não consigo entender é porque agora, que a oposição é situação, que o Brasil é Lula e PT, ainda assim o país continua com a taxa de juros e a carga tributária mais alta do mundo; continua financiando os banqueiros; tem jornada de trabalho exorbitante; e ainda discursa como oposição.

A nova ordem

Essa sim é que eu não vislumbro, embora tente, e minha lógica me lembre de que a nova ordem me parece ser utopia. Daí, eu não consigo enxergá-la. Parece intangível. Parece depender de super-homens, seres que nunca fomos. Somos parasitas, amiga, infelizmente somos maus. E, seres parasitas não fazem acordos comunistas.... O mundo é mau. O único amor pregável nesse mundo é o amor de Deus. E mesmo assim há quem seja ateu.

O capitalismo

Está entranhado no mundo e a diferença está no modo como morreremos: ou inertes como uns, ou esperneando como os "irmãos comunistas". Vejo que a moda agora é "imperialismo vs utopia". Qual será o novo ideal inatingível que fará outros tantos morrerem por uma causa que nem eles acreditam mais?

Enquanto você procura as respostas, eu prefiro ser uma águia viva a ser um leão morto.

Posso dizer uma coisa. O texto é excelente, as intenções são maravilhosas e a crítica é ácida e cirurgicamente acertada. Mas pena que o tratamento para todo esse mal me pareça algo como transplante de cérebro: algo que para a realidade atual é só por milagre... ou num futuro muitooooooooooooooooooo distante, quem sabe?

É a opinião desse aprendiz. Bjão !

Um comentário:

  1. Anônimo12:31 AM

    A esquerda brasileira sonhava com o poder. Assumiu o poder. Agora está inerte. Quer o poder na Vanezuela. Quer o poder na Bolívia.

    Demonizam o capitalismo e tornam cada vez mais utópico o socialismo.

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes