29 de outubro de 2008

Por que Deus não livrou Eloáh?

Tragédias! Elas são indescritíveis. Não têm hora para chegar, não pedem licença e interrompem os sonhos, no início ou na melhor parte deles. Elas não têm a cortesia de esperar os sonhos terminarem.

A tragédia, em geral, parece acontecer só com as outras pessoas. Mas quando ocorre conosco, uma insistente pergunta paira no ar: Por quê? Onde está Deus quando a tragédia ataca? Ele sabe onde estamos e o que está acontecendo conosco? Ele vê quando estamos sofrendo? Ele realmente Se importa? Se sim, por que não vem nos socorrer?

Jamais entenderemos os problemas; jamais compreenderemos os incêndios, as inundações, os terremotos e todas as desgraças, enquanto não buscarmos desvendar o que se passa por trás de tudo isso. Não há meio de entendermos o sofrimento, enquanto não entendermos a Deus.

Precisamos entender o dilema divino. Deus não queria brinquedos para manipular e controlar. Ele não criou robôs. O Criador não tencionou formar pessoas movidas a bateria. Ele queria gente de verdade a quem Ele pudesse amar e de quem pudesse ser amado. Queria que fossem livres para escolher.

Vamos ler o que se encontra em Josué 24:15:

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao senhor, escolhei hojea quem sirvais; se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."

Essa foi a liberdade de escolha que Deus deu aos anjos e a todos os seres criados. E quando Deus fez isso, Ele correu um tremendo risco: alguém, em algum lugar, poderia escolher se rebelar. E foi exatamente o que aconteceu.

O profeta Isaías escreveu a esse respeito:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías (VT) 14:12 a 14.

Lúcifer era o filho da alva! Era o anjo mais elevado do céu, que ficava junto ao trono! Mas, ele ficou orgulhoso e quis ocupar o lugar de Deus!

Aprendemos mais sobre esse assunto no livro do profeta Ezequiel.


"Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti... Elevou-se o teu coração por causa da sua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti." Ezequiel (VT) 28:14,15 e 17.

Que lindo anjo deve ter sido! Mas o coração dele se exaltou por causa da sua beleza. Ele corrompeu sua sabedoria por causa de seu resplendor. Há pessoas que dizem que Deus é o responsável pelo mal por ter criado Lúcifer. Afirmam que Deus criou o diabo. Mas isso é realmente verdade? Não! O que a bíblia nos revela é que ele era perfeito nos seus caminhos desde o dia em que foi criado. Portanto Deus o criou perfeito, mas deu-lhe o poder e a liberdade de escolha, da mesma maneira como faz conosco.

Ao exercer a sua liberdade de escolha, Lúcifer transformou-se num diabo. Diante disso, o que Deus faria? Observe o dilema divino: Deus poderia ter impedido a rebelião, deixando de criar pessoas. Ele poderia ter preenchido o universo com sóis, galáxias e planetas, deixando- os desabitados. Deus, no entanto, preferiu criar as pessoas porque só elas podem amar.

Depois da rebelião de Lúcifer que pôs fim à harmonia perfeita do Universo, ainda restaram várias opções. Deus poderia ter optado por forçar Seus súditos ou poderia descartá-los, jogando-os fora - como se faz com brinquedos quebrados. Caso Deus tivesse agido dessa maneira, não teria sido compreendido. Se Ele realmente tivesse procedido assim, provaria apenas que, de fato, queria robôs e não pessoas que pudessem exercer a liberdade de escolha. Deus poderia explicar as razões pelas quais expulsou os anjos rebeldes do céu; mas explicar a natureza do pecado estaria além da compreensão de seres que nunca tinham presenciado o pecado.

Talvez Deus pudesse simplesmente ignorar a rebelião; mas se tivesse agido assim, o resultado seria o caos. A rebelião poderia se alastrar e o Universo inteiro cairia. Só havia um jeito, apenas uma maneira segura de lidar com a rebelião. Teria que ser permitido ao pecado demonstrar seu caráter. E isso levaria tempo, muito tempo. Implicaria em milhares de anos de sofrimento, guerras, catástrofes, ódio e violência. Tudo isso causado pelo anjo rebelde. Seria necessário tempo suficiente para que seres humanos, anjos e habitantes de outros mundos vissem a verdadeira face do pecado. Deus então poderia finalmente destruir o pecado sem nenhuma voz de reprovação.

O pecado será destruído um dia. A segurança do Universo exige isso. Mas Deus não tomará essa decisão extrema se não tiver a aprovação de todos os seres inteligentes.

Entretanto, a rebelião demandou uma ação imediata da parte de Deus. E o resultado foi uma guerra no céu.

"E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Apocalipse (NT) 12:7-9.

Guerra no céu! Miguel (outro nome para Jesus) e Seus anjos lutaram contra o dragão (antes Lúcifer, agora Satanás) e seus anjos. E Satanás e seus adeptos foram expulsos do céu. A rebelião de Lúcifer havia trazido uma assustadora nota de discórdia à harmonia perfeita do céu. A ameaça de ela se espalhar pelo Universo era real. Uma decisão devia ser tomada.

A despeito de saber do risco que envolveria o nosso planeta, o plano da criação seria mantido? Os seres humanos, como todas as demais criaturas, seriam criados com poder e liberdade de escolha. E quando o plano da criação deste mundo foi executado, como Deus se sentiu? Deus estava tranqüilo, porque sabia exatamente o que fazer caso Adão e Eva aceitassem a rebelião proposta por Satanás. Deus enfrentaria não com força nem com armas, mas com uma cruz. A Trindade havia concordado que, se os seres humanos se juntassem à conspiração, Deus o Filho, (a segunda pessoa da Trindade) viria à Terra para morrer em lugar do homem. Mesmo tendo descansado naquele primeiro sábado, Ele já possuía o Calvário em Seu coração.

"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." Apocalipse 13:8.

Que declaração! Ela nos conta uma tremenda história. O Cordeiro (Jesus) estava pronto para morrer desde a fundação do mundo. Esta seria a arma com a qual Deus combateria o pecado: O Cordeiro morto numa cruz. E com essa arma, Ele seria vencedor! E agora, o que faria Satanás? Abandonaria sua guerra contra Deus? Não, claro que não.

Ainda assim é impossível entender as tragédias, se não atentarmos para esse conflito cósmico que está em andamento. O sofrimento será sempre um mistério, até que compreendamos o que está acontecendo nos bastidores. Somos afligidos pela triste tendência humana de creditarmos a nós mesmos todos os sucessos e as coisas boas da vida, e de culparmos a Deus por todas as desgraças e tragédias.

A bíblia nos relata a interessante experiência de Jó. Ao lê-la, nós nos tornamos participantes dos acontecimentos que estão por trás das cenas. Somos informados que ocorreu uma conversa entre Deus e Satanás. Deus expressou plena confiança na lealdade de Seu servo Jó. Satanás, por sua vez, declarou que Jó servia a Deus somente por ser favorecido. Com isso, Deus deu permissão para que Satanás fizesse o que bem entendesse, desde que não tocasse em Jó pessoalmente.
Apesar de tudo o que sobreveio a Jó, ele manteve a sua total confiança em Deus. Então Satanás disse que não seria assim, se tivesse permissão para atingir a pessoa de Jó. Deus permitiu a Satanás prosseguir, desde que poupasse a vida de Jó. Aí vieram as chagas... e como doíam! E os que se diziam amigos, sentaram- se e olharam para ele durante sete dias sem dizer uma só palavra. Que tortura! E quando abriram a boca, disseram a Jó que ele deveria ser um terrível pecador para merecer tamanho castigo. Eles pensaram que Deus estava provocando tudo isso. E afinal de contas, era Deus o responsável ou não? Muitas pessoas ficam confusas nesse ponto. Jó (VT) 1:11 e 12 afirma:

"Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de Ti na Tua face! E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor."

Deus deu a Satanás permissão para destruir os bens de Jó, mas ele não devia estender a mão em sua pessoa. Jó ainda confiava em Deus, e assim Satanás voltou à presença do Senhor e falou:

"Estende, porém, a Tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema de Ti na Tua face! E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida. Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó duma chaga maligna, desde a planta do pé até o alto da cabeça." Jó 2:5 a 7.


É Satanás quem se delicia em sair e levar sofrimento e desgraça aos seres humanos. Não é Deus. mas sim o Impiedoso e cruel inimigo de Deus! A exemplo do que fez no passado, Jesus gostaria de andar pelos caminhos e vilas, pelos hospitais e clínicas e não deixar nenhum doente. Ele gostaria de mandar cada paciente para casa perfeitamente curado.

Ele gostaria de impedir que os carros colidissem, gostaria de impedir que os aviões caíssem e que os acidentes ocorressem. Ele gostaria de impedir os terremotos, as inundações e os incêndios. Mas se deus realmente gostaria de impedir que todas essas coisas acontecessem, por que não o faz? Por que ele não se apresenta e acaba com o sofrimento? Estaria lhe faltando poder?

Deus não pode fazer alguma coisa pelos nossos problemas, além de expressar Sua simpatia? Seria justo mencionar falta de poder para Aquele que falou e tudo se fez? Não, não há falta de poder. Seria então ausência de amor? Mas se fosse falta de amor, Deus entregaria Seu filho para morrer em nosso lugar? Dificilmente! Mas então qual é o problema? Se Ele é poderoso, o suficiente e ama o bastante, por que deixa todas as tragédias acontecerem? Deus age assim porque é sábio. Se Deus fosse enfrentar a rebelião dessa maneira, isso faria somente com que ela se alastrasse ainda mais.

Se Deus fosse fazer o que gostaria, se curasse toda a doença e impedisse todas as armas de dispararem e todos os acidentes de acontecerem, se fizesse o possível para tornar a vida suave para nós, jamais entenderíamos o quanto o pecado é cruel, impiedoso e mortífero. No entanto, o maior de todos os mistérios é a razão pelo qual o inocente deve sofrer com o culpado.

Mas a discussão entre Deus e Satanás não terminou. E até que termine, muitas coisas ruins acontecerão a todos. E se Deus protegesse e curasse Seus filhos, e respondesse a todas as orações como gostaria de fazer, deixando a tragédia cair somente sobre aqueles que rejeitam a Sua graça, Satanás O acusaria de ser injusto. E mais, ele afirmaria que servimos a Deus por causa de Seus favores especiais.

É impossível compreender as lágrimas e o sofrimento a não ser que entendamos o conflito que está caminhando rumo à solução final. é um conflito a ser decidido entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal. Você e eu estamos envolvidos nesta questão. Anjos do bem e do mal estão batalhando por nossa lealdade. Se nossos olhos se abrissem para o mundo invisível, veríamos como essas batalhas são ferozes!

Um dia muito em breve, Deus explicará os estranhos mistérios da vida. E nós entenderemos e aprovaremos o modo como Ele conduziu as coisas.

Criei na comunidade Crer é Também Pensar do orkut o debate "Onde está DEUS quando ocorrem as tragédias?"

Participe você também!


Quem vai pagar a crise? Você ou os Bancos?

Recebi por e-mail de uma amiga por quem tenho adimiração profunda:

"Até há poucos dias, falar em intervenção do Estado ou de Governos na economia e na sociedade, era visto como um dos maiores pecados. As grandes empresas e bancos, depois de anos de lucros astronômicos, sofreram graves perdas e exigem que todos os governos e sociedades do mundo passem a socorrê-los.

Basta notar que só neste ano foi desembolsado algo em torno de 26 trilhões de dólares para salvar os grandes grupos capitalistas. Trágica ironia é que bastariam 150 bilhões de dólares para eliminar a fome no mundo. A crise nasceu da facilidade de crédito internacional disponibilizada à sociedade com juros momentaneamente baixos e com longas prestações. Milhões de pessoas compraram carros, TVs, casas e utensílios domésticos a crédito. Enquanto foi possível encontrar consumidores, as empresas venderam e obtiveram lucros astronômicos, aos poucos os mercados consumidores foram diminuindo. Os estoques das empresas foram aumentando e, sem ter a quem vender, as empresas começaram a dispensar trabalhadores e aumentar os juros para recuperar as suas taxas de lucro. Os consumidores, sem ter como pagar as prestações, estão perdendo suas casas, carros (enfim, todos os seus bens) etc.

Os bancos financiadores não têm o que fazer com tanto carro, casas. Pior, as TVs, os jornais, os políticos e os governos não estão falando, mas cabe a nós dizermos! Eles querem que o povo pague a conta da seguinte forma: Transferência do suado dinheiro conseguido pelo trabalho de todos nós aos banqueiros. A crise vai se agravar ainda mais com o aumento dos juros (nacional-internaci onal) e pelo aumento de impostos, gerando o endividamento das famílias e a perda de bens das pessoas.

O fruto desta perda social será destinado ao socorro das empresas capitalistas que, para sobreviver, realizarão fusões entre os grandes grupos econômicos, provocando ainda mais o crescimento do desemprego, da violência urbana, das falências. Frente a esta situação, os trabalhadores e a sociedade devem cobrar do Governo medidas que atendam aos milhões de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que foram ludibriados por esse conto do vigário.

Cabe exigir que o governo brasileiro aumente as taxas de importação, protegendo o mercado interno da competição desleal com os produtos de outros países, evitando com isso a falência das empresas. Devemos exigir ainda a imediata redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais pelo menos - evitando o desemprego e a explosão da violência. O dinheiro público deve ser gasto com as coisas públicas. Igualmente, o Governo brasileiro deve priorizar intercâmbio comercial com os países latino-americanos. Exigimos ainda a imediata redução das taxas de juros, ainda as mais altas do mundo. O Brasil deve substituir o dólar nas relações comerciais regionais (como já faz com a Argentina) por uma moeda latino-americana. Igualmente é importante a estatização da rede bancária e a garantia de expansão das rendas básicas aos setores mais fragilizados da sociedade.

Todas essas medidas emergenciais visam proteger a soberania nacional e prioritariamente as classes populares da sociedade brasileira.


São Paulo, 22 de outubro de 2008.

A Diretoria do Sindicato dos Sociólogos do Estado de SP"

Respondi carinhosamente a esta amiga:

Certo, Lindo discurso. Mas, que "nova ordem é essa"??? Perguntei sério, não é deboche.

Eu não acredito em socialismo, por que o homem é mau. Ele precisa ser fiscalizado ostensivamente.

O paraíso que os comunistas sonham é lindo, perfeito, quase bíblico eu diria. Eu, porém, mal tenho fé prá crer em Deus, imagina ter fé suficiente para crer no homem, ou pior, numa sociedade! O homem não tem esse nível de consiência. Aposto: jamais terá. As pessoas não querem partilhar. Foram projetadas para viver em sociedade, mas somos os maiores parasitas da história. Estamos destruindo o planeta como se fosse problema do outro e nao nosso. Hoje ninguém te dá lugar na fila. Ninguém quer esperar o sinal abrir ou parar paro o pedestre na faixa. Todo mundo acha a internet lenta e demorada (ela é!). Ninguém tem paciência. Tudo é efêmero. Os relacionamentos são eternos só enquanto duram.

Olha, se todos pudessem, não pagariam nenhum centavo de tributos, e veja que pagar imposto é algo eminentemente socialista!

Ninguém quer me ajudar. Você é uma das poucas pessoas que eu conheço que não é rancorosa e sabe amar... Você é exceção, querida. As pessoas são más. Só Deus mesmo prá transformar o homem.

E esperar o quê, se a "esperança venceu o medo" e continua falando com discurso de oposição, sendo que é situação há dois mandatos?

Antes de a esperança vencer o medo, a culpa era da direita, do FHC e do capitalismo. O que eu não consigo entender é porque agora, que a oposição é situação, que o Brasil é Lula e PT, ainda assim o país continua com a taxa de juros e a carga tributária mais alta do mundo; continua financiando os banqueiros; tem jornada de trabalho exorbitante; e ainda discursa como oposição.

A nova ordem

Essa sim é que eu não vislumbro, embora tente, e minha lógica me lembre de que a nova ordem me parece ser utopia. Daí, eu não consigo enxergá-la. Parece intangível. Parece depender de super-homens, seres que nunca fomos. Somos parasitas, amiga, infelizmente somos maus. E, seres parasitas não fazem acordos comunistas.... O mundo é mau. O único amor pregável nesse mundo é o amor de Deus. E mesmo assim há quem seja ateu.

O capitalismo

Está entranhado no mundo e a diferença está no modo como morreremos: ou inertes como uns, ou esperneando como os "irmãos comunistas". Vejo que a moda agora é "imperialismo vs utopia". Qual será o novo ideal inatingível que fará outros tantos morrerem por uma causa que nem eles acreditam mais?

Enquanto você procura as respostas, eu prefiro ser uma águia viva a ser um leão morto.

Posso dizer uma coisa. O texto é excelente, as intenções são maravilhosas e a crítica é ácida e cirurgicamente acertada. Mas pena que o tratamento para todo esse mal me pareça algo como transplante de cérebro: algo que para a realidade atual é só por milagre... ou num futuro muitooooooooooooooooooo distante, quem sabe?

É a opinião desse aprendiz. Bjão !

Abertura de capital dos aeroportos

Frente ao mercado mundial atual em franca retração, crise, confiança em queda, crédito difícil e incerteza quanto os investimentos presentes e futuros, uma das perguntas que eu gostaria de fazer a esses 'investidores' é se alguém dentre eles, que tenha muita grana para investir, se apostaria pesado em um mercado monopolizado até hoje como o da administraçao de aeroportos, onde quase NINGUÉM na iniciativa privada tem know how.
 
Mesmo que eu quase saiba a resposta, eu gostaria de saber deles se mesmo assim colocariam todos os ovos numa mesma cesta... ou se, ao contrário, sentariam, ligariam a TV e esperariam a crise passar segurando a grana (como o mundo interio está fazendo).

Na minha opinião, esse papo de privatização será um assunto secundário no próximo ano...
 
... é só olhar em volta prá perceber!

24 de outubro de 2008

Li, gostei e reparto com vocês

Essa eu recebi por e-mail. É antiguinha, eu já conhecia com outros personagens. Mas a essência é sempre a mesma:

No açougue, em Porto Alegre:

Num açougue de Porto Alegre chega de repente uma exuberante Ferrari e dela sai um torcedor do Grêmio e chega para o açougueiro e pergunta:

- Tchê tu tens picanha?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro.
- Corte para mim vinte peças - diz o torcedor do Grêmio, pagando com notas de 100 dólares, saindo em seguida.

Passados 10 minutos, chega uma BMW e dela sai um torcedor do Zéquinha, chega para o açougueiro e pergunta:

- Tchê tu tens tem alcatra?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro feliz da vida pela venda.

- Corte 70 quilos - pede o torcedor do Zéquinha. Ele paga com cartão American Express e vai embora.

Nesta hora, muito feliz pelas vendas, o açougueiro recebe um torcedor do Aimoré numa Mercedes que diz:

- Tchê tu tens tem filé mignon?

- Tenho sim - respondeu o contente açougueiro.

- Preciso de 50 quilos, por favor - diz o torcedor do Aimoré, que paga a mercadoria com notas de 100 reais, saindo logo após.

De repente, chega um Corcel II, bem velho e todo enferrujado, placa de ALVORADA RS, com um adesivo 'A INVEJA É UMA MERDA' numa lateral, outro no pára-brisa 'VEÍCULO RASTREADO POR VIZINHOS FOFOQUEIROS' e por último, no vidro traseiro inteiro, 'É DEUS NO CÉU E NÓIS NO CORCEL'
de onde sai um brutamonte com a camiseta e gorrinho do Internacional e diz para o açougueiro:

- E aí, mano, tu tens asa?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro.

- Então voa, véio: é um assalto !!!


20 de outubro de 2008

Equilibrou geral: quem será o campeão?


Equilibrou geral: quem será o campeão?
 
A 30ª rodada carimbou o Campeonato Brasileiro de 2008 como o mais equilibrado da era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Não há um favorito destacado. Não há bicho-papão. E míseros quatro pontos separam o primeiro do quinto colocado.
 
OS JOGOS QUE FALTAM PARA OS CINCO PRIMEIROS

GRÊMIO

CRUZEIRO

PALMEIRAS

SÃO PAULO

FLAMENGO

Sport (C)
Cruzeiro (F)
Figueirense (C)
Palmeiras (F)
Coritiba (C)
Vitória (F)
Ipatinga (F)
Atlético-MG (C)
Atlético-PR (F)
Grêmio (C)
Goiás (F)
Fluminense (C)
Náutico (F)
Flamengo (C)
Internacional (F)
Portuguesa (C)
Fluminense (F)
Goiás (C)
Santos (F)
Grêmio (C)
Flamengo (F)
Ipatinga (C)
Vitória (F)
Botafogo (C)
Vitória (C)
Botafogo (F)
Internacional (C)
Portuguesa (F)
Figueirense (C)
Vasco (F)
Fluminense (C)
Goiás (F)
Coritiba (C)
Vitória (F)
Portuguesa (C)
Botafogo (F)
Palmeiras (C)
Cruzeiro (F)
Goiás (C)
Atlético-PR (F)
 

Respire fundo, desligue a TV, acalme-se

Este é a recomendação do Wall Street Journal aos investidores norte-americanos. Com o pânico dominando os mercados, os ativos das empresas parecem valer menos. Mesmo os profissionais da área, quando avaliam os negócios dominados pelo medo, tendem a reduzir seus valores em 10%.

Com as bolsas de valores oscilando como estão, é fácil entrar em pânico, e a reação pode ser a de se afastar de algo não-familiar, como as ações de companhias dos mercados emergentes.

Mas os ativos da maioria destas empresas ainda não foram comprometidos pelo que está acontecendo nos mercados financeiros. Além do mais, muitas ações de companhias estrangeiras estão mais valorizadas do que as de empresas dos EUA.

Quando li o título "RESPIRE FUNDO, DESLIGUE A TV, ACALME-SE" imediatamente lembrei-me da orquestra que continou tocando enquanto o Titanic naufragava.

Só de pensar dá arrepios...

18 de outubro de 2008

A Vigilância Sanitária informa:


Foi constatado que o dito "Chocolate Galáctico" está sendo recolhido do mercado devido a diversos motivos:

Baixa qualidade do produto (na teoria é o melhor, mas é muito fraco) – propaganda enganosa.

Quando consumido fora de casa apresenta risco grave de:
* tremedeira; o consumir passa a amarelar;
* fraqueza nas pernas, podendo levar o consumidor a cair de quatro (4);
* o fator mais grave, deixa um gosto de "frango" na boca dos consumidores.

Os efeitos aparecem normalmente 6 dias após consumir este produto. É desaconselhável especialmente para idosos que necessitem reflexo apurado (tal como goleiros com mãos de gelatina...)

A Vigilância Sanitária aproveita para esclarecer que o produto "Sonho de Libertadores" também foi retirado do mercado, pois não apresentava as menores condições de consumo.

17 de outubro de 2008

Justiça dos EUA arquiva processo contra Deus por não saber endereço de réu

Como não foi possível notificar o Criador, juiz decidiu encerrar processo. Senador alega que Deus é onisciente e deve ser julgado por 'crimes'.

A Justiça de Nebraska, nos Estados Unidos, decidiu arquivar nesta quarta-feira o processo que um senador movia contra Deus. O juiz Marlon Polk, da corte distrital do condado de Douglas, disse que como o senador Ernie Chambers não informou no processo o endereço do réu, a Justiça não teria como notificar Deus.

No processo, Chambers acusa Deus de gerar medo e de ser responsável por milhões de mortes e destruições pelo mundo. Segundo ele, Deus gerou "inundações, furacões horríveis e terríveis tornados".

Chambers comentou que Deus fez ameaças terroristas contra ele e seus eleitores. Conforme o senador, ele abriu o processo em Douglas porque Deus está em todos as partes.

"Como a corte não tem condições de notificar Deus, é preciso arquivar o processo", afirmou o juiz Marlon Polk em sua decisão.

Apesar de significar inicialmente uma "derrota", o senador encarou positivamente a decisão. "A corte reconheceu, desta forma, a existência de Deus", afirmou. "Desta forma, uma das conseqüências de reconhecer Deus é admitir sua onisciência. E, se Deus sabe tudo, Deus foi automaticamente notificado deste processo", completou.

Chambers tem agora 30 dias para decidir se vai ou não recorrer do arquivamento do processo.

14 de outubro de 2008

Como a bolha da crise nasceu

Quer entender a crise que pode levar os Estados Unidos para o buraco, segundo Bush, e com eles o resto do mundo?
 
Recolhi algumas opiniões e resolvi condensá-las de forma a oferecer aos leigos, como eu, uma maneira mais fácil de entender essa Crise Financeira Mundial.
Leia um e-mail que circula entre economistas e que pesquei no blog Acerto de Contas:

"O estrago que seu Biu provocou
 
O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bebuns e quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e o aumento da margem para compensar o risco).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, PQP, TDA, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência.
 
E toda a cadeia sifu."

Retrocesso eleitoral gratuito

O milagre de Dona Marta

Nunca antes na história deste país os mais destacados blogueiros haviam falado a mesma língua, defendido o mesmo ponto de vista e investido na mesma direção. Pois isso ocorreu ontem - e talvez jamais se repita. Credite-se a proeza a Marta Suplicy, candidata do PT à prefeita de São Paulo, e ao comercial de sua campanha que perguntou sobre a condição civil de Gilberto Kassab (DEM).

De Ricardo Kostcho, ex-porta-voz do governo Lula:

"Pensei que este tempo de levar a campanha eleitoral para a lama, quando as pesquisas mostram um cenário desfavorável, tivesse ficado para trás e nunca mais eu fosse obrigado a escrever sobre este esgoto da política que, na falta de argumentos, parte para atacar a vida pessoal do adversário.

(...) "É casado? Tem filhos?" O que quis dizer a campanha de Marta ao ficar martelando estas perguntas sobre a vida de Gilberto Kassab? Por acaso tem algum eleitor em São Paulo que não saiba que o atual prefeito candidato à reeleição é solteiro e não tem filhos?

Qual é o problema? O que isso tem a ver com a decisão dos eleitores na hora de votar para escolher o candidato ou a candidata que considerem melhor para administrar a cidade?"

De Rosane de Oliveira, colunista do jornal Zero Hora, de Porto Alegre:

"Que fim levou aquela Marta Suplicy que conhecemos defendendo as minorias? A sexóloga sem preconceitos? A mulher que fez do casamento entre homossexuais (ou união civil) uma das suas bandeira?

A perspectiva de perder a eleição no segundo turno (está 17 pontos percentuais atrás do adversário na pesquisa do Datafolha) transformou aquela Marta numa candidata que apela para o que sempre condenou: a exploração da vida pessoal do adversário. Pior, com insinuações que nada têm a ver com a capacidade de Gilberto Kassab (DEM) para administrar uma metrópole complicada como São Paulo".

De Reinaldo Azevedo na VEJA online:

"Caberia ao DEM indagar se, quando Marta namorou aquele argentino pela primeira vez, já havia rompido formalmente o casamento com Eduardo Suplicy? Eu acho que não. Eis aí. Eis o PT que diz combater preconceitos. Eis o PT de Lula, que ele diz ser alvo de discriminação." 

De Kennedy Alencar na Folha Online:

"Comercial político do PT paulistano indaga se o prefeito Gilberto Kassab (DEM) é casado e se tem filhos. Ora, qual a relevância disso para quem é candidato? Qual a importância para administrar a maior cidade do país se ele é casado, solteiro, viúvo, tico-tico no fubá?" 

De Gilberto Dimenstein na Folha Online:

"Não sei o que fica pior: ela [Marta] ser a responsável ou dizer que não sabia que algo tão grave iria para o ar e, depois, defender a baixaria. Só posso entender o fato pelo desespero de quem vê a eleição escorrer pelas mãos.

Ficaria muito melhor para a biografia dela (uma biografia que considero respeitável) pedir simplesmente desculpas. Se ela vencer a eleição na base desse tipo de impropriedade, pode ganhar mas, de verdade, perdeu."

De Cristiana Lobo no G1:

"Não pegou nada bem para Marta o tom de seu programa na estréia do horário eleitoral na televisão. Os eleitores de Marta usam como defesa de sua candidata exatamente aquilo que se imaginava que ela era: uma mulher moderna, de cabeça aberta, alguém que sempre frequentou as paradas gays em São Paulo, defensora do casamento entre pessoas do mesmo sexo. E, de repente, aparece outra Marta. Com insinuações sobre a sexualidade alheia".

De Josias de Souza no UOL:

"O curioso é que a própria Marta, quando trocou o senador Suplicy pelo argentino Favre, foi vítima de odiosas insinuações. Pena que o desespero momentâneo a tenha desnudado. Lamentável que o flerte com a derrota a tenha conduzido para a sarjeta eleitoral." 

De Lauro Jardim na VEJA online:

"Num programa que já virou histórico pelo grau de apelação, insinuação e baixaria, um locutor pergunta ao paulistano, tendo ao fundo uma foto de Kassab: 'É casado? Tem filhos?'. Em seguida, aconselha: 'Para decidir certo, é preciso conhecer bem'.

De Fábio Campana:

"Kassab é solteiro. Marta insinua. Diz que a população tem o direito de saber se ele é casado e tem filhos. Logo a Marta, sexóloga, primeira mulher a tratar do assunto abertamente na TV e sempre avessa à esse tipo de questionamento.

De Pedro Dória:

"Marta não tem o direito de fazer uma insinuação assim tão grosseira. Não ela, que tem histórico de lutar pela igualdade de direitos entre homossexuais e heterossexuais. (...) Parece dizer: às favas os princípios, o que vale é vencer.

(...) O argumento (cínico) para justificar um ataque desses é que o eleitor tem o direito de saber tudo sobre seu candidato. Mas isso não é verdade. Não é da conta do eleitor quantas vezes Marta pulou a cerca quando era casada com Eduardo, ou vice-versa. Não importa ao eleitor que jogos eróticos lhes agradavam ou desagradavam. Houve o tempo em que considerava-se que perder a virgindade dizia algo a respeito do caráter de uma mulher solteira. Pois opção sexual não diz rigorosamente nada a respeito do caráter, bom ou mau, de Gilberto Kassab."

De Daniel Piza, no site do jornal O Estadão de S. Paulo:

"Uma coisa, porém, já é extremamente lamentável nesta campanha de segundo turno: o tom pessoal da propaganda de TV petista, que entre outras coisas pergunta se Kassab é casado e tem filhos. E daí se tem ou não? Lula sofreu com a história de Miriam Cordeiro em 1989 e a própria Marta com a de Luis Favre em 2000. Que use o mesmo expediente não deixa de ser sinal dos maus tempos".

De Guilherme Fiuza no site da revista ÉPOCA:

"A sexóloga está insinuando que o prefeito de São Paulo é gay. Faz isso no mesmo discurso em que o acusa de ligação com Celso Pitta, processado por corrupção. Para a Marta de hoje, homossexualismo e desonestidade estão do mesmo lado.

A vida é assim, as pessoas mudam seus credos. Não há mal nenhum nisso.

Mas o esclarecimento é importante. Na próxima vez que Marta recomendar a você que relaxe e goze, não vá interpretando ao pé da letra. Confira primeiro a sua situação conjugal."

Capitalismo Socialista ???

Ou social capitalismo ???

Adam Smith e Karl Marx devem estar se revirando nos túmulos por causa das heresias paradoxais dos últimos dias...

O capitalismo (viva !) utilizando-se do socialismo (viva !) para sobreviver.

Esqueçamos o empréstimo compulsório. Isso é coisa do passado. Salvar o capitalismo com suas próprias ferramentas é balela. Nada mais socialista do que injetar dinheiro público em instituições financeiras privadas dos EUA ou estatizá-las de vez como na europa.

E nada mais capitalista que isso.

13 de outubro de 2008

As maravilhas e os perigos do Skype

Lançado em 2003, o Skype pode ser baixado de graça em qualquer computador e permite conversar gratuitamente com outros usuários do programa em todo o mundo -- com o recurso de vídeo -- e realizar chamadas para telefones fixos ou celulares com baixo custo.
 
Mas nem tudo são flores.
 
Qualquer pessoa pode aderir a esta imensa rede -- ou seja, tornar-se um "skyper" -- sem ter que comprovar sua identidade, o que implica uma série de questões de segurança. Não existe um servidor central registrando as chamadas ou filtrando vírus, cavalos de Tróia ou spywares -- o que representa um perigo sobretudo para empresas.

Por outro lado, a representação do Skype na China colaborou com as autoridades do país no monitoramento de palavras como "democracia", "independência" e "terremoto" nas conversas realizadas por meio do programa.

As bolhas da crise financeira

Lev Chaim*

Não há lugar algum em que você se vê livre das conversas sobre a atual crise financeira. No Brasil, o assunto atacou primeiro os meios de comunicaçào, depois a população e, por último, o presidente, para quem, até bem pouco tempo, tudo parecia estar indo às mil maravilhas.

Quando retornei das minhas férias à Holanda, notei que o assunto crise havia tomado conta do país. Os jornais não falam outra coisa e a conversa se instalou também entre a população, em cada esquina que você vai. Até mesmo na hora de passear com o cachorro, você encontra o assunto sendo discutido.

De manhã, quando saí com o meu cãozinho, Pitú, de apenas 9 semanas e meia, para treiná-lo a fazer as necessidades lá fora, em vez de em cima dos jornais do chão da dispensa, deparei-me com um grupo de proprietários de cães que discutiam a crise financeira. Um senhor de cabelos brancos com um labrador marrom, uma jovem senhora com um pastor alemão, uma outra com um labrador preto e um jovem com um boxer. O meu Pitú é da raça corgi.
 
Naquela conversa rápida, aprendi muito sobre a crise. O dono do labrador marrom, com muita propriedade, disse que o setor financeiro esta cheio de bolhas – ou seja, verdadeiros rombos. Ele afirmou ainda, com ênfase, que esse era o termo usado pela maioria dos economistas. Ouvindo tudo aquilo, pensei comigo mesmo: poderia chamar essas bolhas de balões coloridos?

Enquanto ele falava, eu divagava. Eram balões coloridos, de vários tamanhos, cada um mais lindo que o outro. Nos tempos dos investimentos desenfreados, a procura de juros mais rendáveis para as aplicações financeiras, os investidores, olhando apenas o invólucro colorido, atraídos pelas diversas tonalidades e por sua ganância em ganhar, esqueceram-se de prestar atenção no conteúdo daqueles balões – ar e nada mais que ar. Eles foram ficando tão cheios e tão esticados que acabaram por estourar. Como eles estavam inseridos também dentro do sistema financeiro mundial, o estouro está assustando muita gente e colocando empresas mais sérias em perigo.

Enquanto pensava, o senhor dono do labrador marrom continuou o seu argumento: "O sistema financeiro funciona à base da confiança mútua. Se ela se evapora, de uma hora para a outra, ninguém empresta dinheiro a mais ninguém e o caos toma conta. Dinheiro tem que rolar".Concordando com a suas idéias, acrescentei: "Os investidores se deixaram levar pela ganância de querer mais e mais, esquecendo-se das salva-guardas especiais para esses tipos de transações. Era um jogo e muitos estão agora perdendo.

Todos disseram concordar comigo e a jovem senhora acrescentou que estava na hora das pessoas averiguarem com mais atenção onde os bancos colocam o seu dinheiro. "Os banqueiros não podem usar o dinheiro do cliente em especulações de alto risco e o proprietário da conta tem que ficar sabendo de tudo, nos mínimos detalhes e não só prestar atenção no que está rendendo.

Como Pitú estava cansado e eu também, despedi-me de todos, rumo à casa. O meu cãozinho, de apenas 9 semanas e meia de idade, não conseguia ainda andar muito. Os seus olhinhos até se fechavam de tanto cansaço. O jeito era carregá-lo para chegarmos mais depressa. No retorno, ia pensando: "Querer as coisas não é errado. Querer mais coisas, também não. Mas querer só para si já torna-se uma coisa estranha. Na ânsia de querer mais e mais e em menos tempo possível, muitos investidores esqueceram-se das precauções e colocaram o seu dinheiro num desses balões. E os bilionários? O que eles estão fazendo com o seu dinheiro? Tchau e até o próximo sábado.


* Lev Chaim é francano, reside na Holanda e escreve para o www.diariodafranca.com.br todos os sábados.

12 de outubro de 2008

Perturbação de sossego

O sossego público é um direito assegurado legalmente a todos os cidadãos nas suas horas de descanso ou de recuperação das fadigas do trabalho. Especialmente nas cidades, onde ocorre maior concentração de atividades coletivas, esse direito tem sido alvo de contínua violação devido à emissão prolongada, proposital ou não, de ruídos sonoros insuportáveis ao ouvido humano.
 
Além de malefícios à saúde, tais ruídos podem prejudicar a segurança viária e agredir o meio ambiente, com a conseqüente deterioração da qualidade de vida. As fontes do barulho perturbador são muito difusas: latido de cães, máquinas elétricas, aparelhos de som em automóveis, batucadas na vizinhança, cultos religiosos, algazarra de crianças em apartamentos, alarmes, etc.
 
No cotidiano, por medo de retaliação do autor ou certeza de impunidade, grande parte das vítimas se sente impotente diante de flagrantes situações de perturbações do sossego. Pior ainda: cansadas de buscar as vias amigáveis, alguns decidem resolver o problema por conta própria, aumentando as estatísticas de violência urbana.
 
Porém existem dispositivos jurídicos destinados a coibir os abusos, independentemente da hora do dia ou da noite em que estejam sendo praticados:
 
Contravenção
Prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, a perturbação do sossego público sujeita o autor a pena de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa. Basta que a vítima chame ao local a Polícia Militar, que irá constatar a violação e registrar um Termo Circunstanciado, encaminhando o caso ao Juizado Especial Criminal da Comarca.
 
Veículos
O uso abusivo de ruídos sonoros em veículos (equipamentos de som, descarga do motor, buzina ou alarme) sujeita o infrator às penalidades previstas nos artigos 227, 228 e 229 do Código de Trânsito Brasileiro, podendo acarretar, conforme o caso, apreensão do veículo, multa e perda de pontos na carteira. A fiscalização desse tipo de infração é de competência da Polícia Militar.
 
Propriedade
A emissão intolerante de ruídos residenciais faculta à parte prejudicada ingressar com ação civil na Justiça contra o uso nocivo da propriedade. Do mesmo modo, poderá configurar um sério delito edilício se o responsável deixar de observar normas técnicas de isolamento acústico ao construir o imóvel. Atividades comerciais ruidosas em bairros residenciais devem ser denunciadas ao Departamento de Fiscalização do Comércio (DFC) da Prefeitura.
 
Crime
Com pena de até quatros anos de reclusão, a poluição sonora é crime ambiental previsto no artigo 54 da lei 9.605/98. Para a configuração deste delito é necessário que o nível de ruído seja aferido por órgão público habilitado.
 
Danos
Vale ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a exposição permanente a ruído acima de 85 decibéis afeta as células sensoriais auditivas e é capaz de causar danos ao aparelho auditivo, estresse, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, gastrite, dores de cabeça e distúrbios do sono, entre outros danos à saúde humana.
 
 
 

Alarmes irritantes

NAVEGANTES SC
 
Proprietários de casas comerciais deveriam ser autuados e penalizados por perturbação ao sossego público quando os alarmes instalados em seus estabelecimentos disparam no meio da madrugada por horas seguidas, incomodando toda a vizinhança.

Um desses casos está ocorrendo em uma padaria, na Av. Prefeito José Juvenal Mafra, no centro de Navegantes, ao lado da Farmácia FARMALIZ.
 
Já faz algumas semanas que o alarme dispara no meio da madrugada, acordando os vizinhos que precisam trabalhar no outro dia. "Acordamos cansados e completamente mal humorados pela falta de consideração do dono da padaria", comentou uma moradora vizinha ao estabelecimento. Ela explica que "alguns vizinhos trabalham no controle de tráfego aéreo do Aeroporto ou nos guindastes que descarregam os navios no Porto de Navegantes. Outros lidam com dinheiro no comércio local, profissões que exigem especial atenção do trabalhador e exigem que seu descanso noturno seja sagradamente respeitado".
 
Os vizinhos reclamam também da falta de educação do proprietário da padaria, que já foi informado do incômodo. Um morador vizinho disse que é normal que alguns alarmes disparem, isso já aconteceu, mas são fatos isolados. "A gente entende", explicou. O problema é que o dono da padaria ainda foi irônico com quem tentou pedir-lhe a correção do defeito no sistema: "alarme foi feito para isso", retrucou o padeiro, com um sorriso irônico.
 
Há vizinhos querendo o número do telefone do dono da padaria para acordá-lo na próxima madrugada.

11 de outubro de 2008

Balneário Camboriú: Lombadas e radares eletrônicos começam a multar


Após o período de ambientação, as lombadas eletrônicas de Balneário Camboriú começam a multar os infratores a partir da zero hora desta sexta-feira (10).

Durante 40 dias, desde 1º de setembro, a comunidade se ambientou com os equipamentos e conheceu o seu funcionamento. Além das quatro lombadas, seis radares também limitam a velocidade dos veículos que circulam na cidade. 

As lombadas estão instaladas na Rótula do bairro Ariribá, em frente ao Portal Turístico, na Avenida do Estado, em frente ao Posto de Saúde Central, na Rua 1500 e na Avenida Palestina (Nações), esquina com a Rua Paraguai - as duas últimas instaladas recentemente.


Já os seis radares ficam nos seguintes pontos:

1. Avenida Brasil - próximo à confluência com a Terceira Avenida
2. Estrada da Rainha - na Praia dos Amores, próximo à entrada para o Morro do Careca
3. Interpraias - Nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho
4. Avenida das Flores - Entre o Fórum e a Câmara de Vereadores

Todos os equipamentos estão sinalizados com placas a 300m, 200m, 100m e no local de instalação.


Valor das multas:
- R$ 80,13 e quatro pontos na CNH  para quem dirigir 20% acima da velocidade permitida
R$ 127,69 e cinco pontos na CNH para quem dirigir de 21% a 50% acima da velocidade
- R$ 574,71 e CNH apreendida para quem dirigir 51% acima da velocidade perimitida


Mais informações na Secretaria de Segurança pelo telefone (47) 3263.0190, das 12h às 18h

8 de outubro de 2008

Método do TIJOLO para contratação de funcionários

O método consiste em colocar todos os candidatos num galpão e disponibilizar 200 tijolos para cada um. Não dê orientação alguma sobre o que fazer. Em seguida, tranque-os lá e, após seis horas, volte e verifique o que fizeram.
 
1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 - Os que espalharam os tijolos e os classificaram pela forma e propriedades físicas são engenheiros.
4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação e Controle de Produção.
5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações.
6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.
7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos.
9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos.
10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.
11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.
13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.
14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são do Departamento Jurídico.
15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma merda, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade.
16 - Os que estiverem chamando os demais de 'companheiros' , elimine imediatamente antes que criem um sindicato.

6 de outubro de 2008

Clemer Pastelão: goleiro dos frangos ridículos

O final de tarde deste sábado não seria tão agradável se o maior ídolo da comédia nacional não nos presenteasse com mais uma cena hilária. Todos conhecem Dodô, o goleador dos gols bonitos. Clemer Pastelão é o goleiro dos frangos ridículos.

Desafio alguém a citar um jogador que tenha sido protagonista de lances tão bizarros ao longo da carreira como Clemer Pastelão. Não existe time que mereça mais um goleiro com estas características do que o Sport Clube 2006. O time que é uma piada.

Mas o melhor é que, depois de falhar bisonhamente no primeiro gol do Coritiba, Clemer Pastelão tem a coragem de reclamar com os companheiros:

– O que tu fazia sentado aí – perguntou Pastelão ao zagueiro Índio, depois daquela maravilhosa cena ocorrida no primeiro tempo da partida no Couto Pereira.

Com o contrato renovado, Pastelão será certamente o goleiro no ano do centenário dos moranguinhos. É o primeiro reforço para a Copa Sul-Americana e para o Showbol do ano que vem.

Enquanto isto, no topo da tabela, seguem Grêmio e Palmeiras. Aos coloridos, resta secar e esperar o ano que vem.

3 de outubro de 2008

Vamos estar acabando com a praga do gerundismo

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando e possa estar deixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrível da comunicação moderna: o gerundismo, missão impossível, até mesmo para a recente reforma ortográfica.
 
Você pode também estar passando por fax, estar mandando pelo correio ou estar enviando pela Internet.
 
O importante é estar garantindo que a pessoa em questão vá estar recebendo esta mensagem, de modo que ela possa estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta da maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estar soando nos ouvidos de quem precisa estar escutando.

Sinta-se livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar achando necessárias, de modo a estar atingindo o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral. Mais do que estar repreendendo ou estar caçoando, o objetivo deste movimento é estar fazendo com que esteja caindo a ficha nas pessoas que costumam estar falando desse jeito sem estar percebendo. Nós temos que estar nos unindo para estar mostrando a nossos interlocutores que, sim, pode estar existindo uma maneira de estar aprendendo a estar parando de estar falando desse jeito. Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo obrigados a estar emigrando para algum lugar onde não vão estar nos obrigando a estar ouvindo frases assim o dia inteirinho.

Sinceramente: nossa paciência está estando a ponto de estar estourando. O próximo "Eu vou estar transferindo a sua ligação" que eu estiver ouvindo pode estar provocando alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando na linguagem do dia-a-dia.

Tudo começou a estar acontecendo quando alguém precisou estar traduzindo manuais de atendimento por telemarketing. Daí a estar pensando que "We'll be sending it tomorrow" possa estar tendo o mesmo significado que "Nós vamos estar mandando isso amanhã" acabou por estar sendo só um passo. Pouco a pouco a coisa deixou de estar acontecendo apenas no âmbito dos atendentes de telemarketing para estar ganhando os escritórios. Todo mundo passou a estar marcando reuniões, a estar considerando pedidos e a estar retornando ligações.

A gravidade da situação só começou a estar se evidenciando quando o diálogo mais coloquial demonstrou estar sendo invadido inapelavelmente pelo gerundismo.

A primeira pessoa que inventou de estar falando "Eu vou tá pensando no seu caso" sem querer acabou por estar escancarando uma porta para essa infelicidade lingüística estar se instalando nas ruas e estar entrando em nossas vidas.

Você certamente já deve ter estado estando a estar ouvindo coisas como "O que cê vai tá fazendo domingo?", ou "Quando que cê vai tá viajando pra praia?", ou "Me espera, que eu vou tá te ligando assim que eu chegar em casa". Caramba! O que a gente pode estar fazendo pra que as pessoas estejam entendendo o que esse negócio pode tá provocando no cérebro das novas gerações?

A única solução vai estar sendo submeter o gerundismo à mesma campanha de desmoralização à qual precisaram estar sendo expostos seus coleguinhas contagiosos, como o "a nível de", o "enquanto", o "pra se ter uma idéia" e outros menos votados.
 
Tipo assim, a nível de linguagem, enquanto pessoa, o que você acha de tá insistindo em tá falando desse jeito?

 

publicado no Jornal O Estado de S. Paulo, em 16/02/2001

Controlador dorme e aviões andam em círculos

Dois aviões precisaram voar em círculos sobre a ilha grega de Lesbos por mais de 30 minutos após um controlador de vôo cair no sono, informa nesta terça-feira o diário online Ananova. Os pilotos fizeram várias tentativas mal-sucedidas de contatar a torre de controle, que permaneceu sem responder apesar dos chamados de urgência.

As duas aeronaves, uma da Olympic Airlines que vinha de Atenas, outra da Slovakian Airlines, esperaram no céu sobre o Mar Egeu. "Eles estavam chamando a torre para pegar as direções, mas ninguém respondia", disse um policial. "Uma controladora disse depois que tinha dormido".
 
O serviço de controle secundário do aeroporto ajudou os pilotos a pousar as aeronaves após eles terem circulado por aproximadamente 40 minutos. A polícia informou que o controlador, que não teve o nome divulgado, será suspenso por alguns dias.
 
da Redação Terra

Mais recentes