18 de janeiro de 2009

Israel inicia trégua

Faixa de Gaza tem o primeiro dia de paz de 2009

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, anunciou neste sábado (17/01) que o país aprovou uma trégua na guerra contra o Hamas. O cessar-fogo se iniciou às 2h locais deste domingo -- 22h de sábado, horário de Brasília. Mas, Israel ainda manterá suas tropas em Gaza e o território bloqueado.

Olmert disse ainda que Israel alcançou todos os objetivos da ofensiva em Gaza e enfatizou que o Hamas "recebeu um duro golpe". O porta-voz do presidente palestino, Mahmud Abbas, disse que a permanência das tropas israelenses em Gaza o preocupa e que o acordo unilateral de cessar-fogo na Faixa de Gaza deveria ser acompanhado de um acordo de paz formal e a retirada total das tropas.

Condoleezza Rice, secretária de Estado dos EUA, saudou Israel por declarar o cessar-fogo em acordo com o governo americano e disse ter esperanças de que as partes cessem as ações hostis.

O Hamas rejeitou a trégua unilateral de Israel e a expectativa é que o grupo extremista reaja. Olmert disse que Israel se sentirá livre em responder com força a novos ataques do Hamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes