1 de março de 2009

Você é o que você joga fora

Antropologia do lixo

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Arizona comparou as auto-avaliações dos participantes sobre seus hábitos cotidianos com o que revelou o lixo produzido por eles. Houve muitas contradições.

As pessoas desperdiçaram muito mais comida do que haviam percebido, e se alimentaram de forma menos saudável do que admitiram -- os participantes superestimaram o consumo de fígado em 200%.

As famílias ricas disseram que comeram muito menos carne vermelha do que fizeram de fato, talvez querendo demonstrar hábitos de alimentação saudáveis. Já as famílias pobres, na verdade, comeram menos carne vermelha do que haviam relatado.

O lixo pode revelar com muita precisão o número de pessoas que vivem em um determinado local, quantos anos elas têm, quanto ganham e de que grupo étnico fazem parte. O Bureau do Censo, dos EUA, já admite usar dados obtidos a partir da análise do lixo para aprimorar suas estatísticas.

A Suprema Corte norte-americana também já reconheceu a importância do que é jogado fora, decidindo que a polícia pode vasculhar o lixo de alguém sem um mandado judicial, desde que a lixeira esteja na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes