4 de outubro de 2009

Dorme, La Negra!

Mercedes Sosa era o grilo falante e cantante que insistia em evocar a consciência de que a intolerância e a perseguição política não se afinam com a dignidade humana.

As vozes mais à esquerda poderiam resumir o parágrafo acima a quase um slogan: "a voz dos sem voz se calou". O coro postado mais à direita provavelmente se sentiria aliviado! Deixando de lado as paixões políticas, seria justo dizer que morreu uma das principais cantoras latino-americanas. Uma artista que ignorou fronteiras artísticas e geográficas, celebrando um ideal latino ao dividir canções, álbuns e palcos com Milton Nascimento, Charly García, Fagner, Antonio Tarragó Ros, Beth Carvalho, Joan Manuel Serrat, Shakira e Fito Páez...

E eu passei o dia todo borocoxô. Jururu mesmo. Amuado. Entristecido. É como se nossos ícones não tivessem o direito de morrer. O refrão de "Volver a los 17" me faz lembrar fortemente da minha infância na década de 80, pelas ruas de um Porto não muito Alegre... no meu caso é "volver a los 10". Lembro que na 4ª série tínhamos uma disciplina chamada "Música". Nossa professora era fãzona de Mercedes Sosa e nos mandou entregar um trabalho sobre a biografia e discografia da cantora argentina (nossa! Sem internet era panque!). Acho que foi a primeira vez que eu ouvi falar, ou que me ensinaram algo sobre ditadura, intolerância e sobre uma tal dignidade humana !!! É, aquela professora, que eu nem me lembro mais o nome, sabia mesmo como plantar a sementinha que Mercedes plantara nela.

Meses depois, na feira de geografia promovida na escola, Marisol, uma coleguinha minha, que era filha de pais chilenos e que falava muito bem o espanhol, dublou "Volver A Los 17", de Mercedes Sosa (Marisol fez questão de lembrar que, na verdade, a composição era de uma chilena chamada Violeta Parra). Mas, foi na voz forte e inconfundível de La Negra que a canção se eternizou.

Agora, quando penso em Mercedes, lembro também da minha infância e daquele inverno rigoroso de 84, e de Marisol dublando fora do compasso:

Se va enredando, enredando
Como en el muro, la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si si si...

Um dos últimos reconhecimentos que Haydée Mercedes Sosa recebeu foram três indicações para o Grammy Latino 2009 pelo álbum Cantora 1, que reúne duetos dela com vários artistas. O anúncio do vencedor será realizado no dia 5 de novembro em Las Vegas.

Mas o resultado da vida de Mercedes já é conhecido desde há muito tempo: La Negra iluminou com sua voz alguns dos tempos mais escuros que a América Latina já experimentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes