22 de março de 2011

Aeroporto de Navegantes é um dos seis mais seguros do país

Ao receber o Prêmio Asocea, o órgão de Navegação Aérea da Infraero de Navegantes se tornou o 6º entre 170 aeroportos vistoriados no Brasil. 


Na manhã da última terça-feira, 15, o presidente interino da Infraero, João Márcio Jordão, participou do Prêmio Asocea de Segurança Operacional, realizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília.

Nesta primeira edição do prêmio, dos cerca de 170 órgãos prestadores de serviços que compõem o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), 20 alcançaram os critérios estabelecidos e foram certificados. Entre eles, seis aeroportos da Rede Infraero tiveram seus serviços de Navegação Aérea reconhecidos (confira lista abaixo), com base nas inspeções realizadas em 2010 pela Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (Asocea). Durante as auditorias confirmou-se que as seis unidades atingiram as metas estabelecidas para os indicadores de Segurança Operacional, definidas na ICA 63-22: Programa de Vigilância da Segurança Operacional do Serviço de Navegação Aérea. Além disso, os serviços de Navegação desses aeroportos apresentaram grau de conformidade acima de 95% com as normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), contribuindo para o alcance e manutenção do nível aceitável de segurança do Sisceab.


Reconhecimento
 
Durante a cerimônia, profissionais da Navegação Aérea dos seis aeroportos premiados receberam certificados do chefe da Asocea e brigadeiro-do-ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, e do presidente interino da Infraero, João Márcio Jordão, que considerou a premiação uma maneira de reconhecer o esforço dos colaboradores de Navegação Aérea da Rede: "Sinto-me muito honrado por ter na ponta da linha profissionais altamente comprometidos com a segurança, um dos quesitos mais importantes na aviação civil. Enquanto signatário da Convenção sobre Aviação Civil Internacional de Chicago, o Brasil tem uma missão muito importante. E o nosso pessoal tem cumprido essa missão principalmente na implementação da segurança". O chefe da Asocea também destacou a seriedade e o profissionalismo dos colaboradores da Infraero. "O Prêmio Asocea visa reconhecer publicamente o destaque no desempenho do serviço no que tange à segurança operacional, de forma a estimulá-los para uma contínua evolução. Quero cumprimentar os agraciados que têm contribuído para a qualidade do serviço prestado, para a segurança e, por consequência, para o desenvolvimento da Navegação Aérea no Brasil", afirmou.
 
Metas de segurança
O superintendente de Navegação Aérea, Will Furtado, também participou da cerimônia e destacou o objetivo de que - além dos seis órgãos operacionais da Navegação Aérea já premiados - os outros 63 da Rede Infraero atinjam as metas de segurança e sejam contemplados nas próximas edições do prêmio.
 
Confira o grau de conformidade com as normas do Decea alcançado pela Navegação Aérea dos aeroportos da Infraero:


 

Saiba o que são as inspeções da Asocea
A Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é o estado no qual o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens resultantes das atividades do controle do espaço aéreo se reduz e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gestão de riscos. As inspeções da Asocea avaliam o nível de segurança operacional do controle do espaço aéreo, por meio da verificação do cumprimento das normas aplicáveis por parte dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) no que tange aos serviços de navegação aérea que são prestados. Um PSNA é a organização que recebeu do órgão regulador a autorização para a prestação de serviços de navegação aérea, após comprovar o atendimento aos requisitos estabelecidos na legislação e na regulamentação nacional.

Conheça os Indicadores de Segurança Operacional no Brasil

De acordo com a ICA 63-22 os Indicadores de Segurança Operacional no Brasil para o controle do espaço aéreo são: 

- Número de ocorrências
de tráfego aéreo classificadas como de risco crítico, considerando cada 100.000 (105) movimentos, no espaço aéreo sob a jurisdição do Brasil, no período de um ano; 


- Percentual médio da quantidade de requisitos regulamentares
aplicáveis observados como não-conformes nas inspeções programadas realizadas no período de um ano, nos PSNA Classe 1; e 


- Percentual médio da quantidade de requisitos regulamentares
aplicáveis observados como não-conformes nas inspeções realizadas nos PSNA Classe1, com Impacto na Segurança Operacional igual ou inferior a 2, no período de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes