14 de maio de 2011

15 de maio: Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS)


O Serviço de Informação Aeronáutica, ou simplesmente AIS (do inglês Aeronautical Information Service), é uma das atividades menos conhecidas e mais importantes da aviação civil.

O Serviço de Informação Aeronáutica foi criado
em 15 de maio de 1953


Este serviço informativo é prestado aos profissionais envolvidos com as operações de aeronaves -- principalmente pilotos -- e seu objetivo principal é garantir o fluxo de toda informação necessária à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

A principal responsabilidade do profissional AIS é a de colocar nas mãos dos usuários toda a informação necessária ao correto planejamento e execução de um voo seguro, tendo em vista que qualquer omissão ou incorreção de informações implica grave perigo à segurança.


A 11ª Conferência de Navegação Aérea (AN-Conf/11) ocorrida em Montreal, em setembro de 2003, reconheceu que no ambiente do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Global (ATM) visualizado, o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) se tornaria um dos mais valorosos e importantes serviços habilitados.

Em junho de 2006, um Congresso AIS Global foi realizado em Madri, Espanha. Esse Congresso considerou essencial o papel do AIS na evolução do mundo do ATM.
 
"Segurança, Eficiência e Regularidade"

Nos dias atuais, a Informação Aeronáutica de alta qualidade é muitas vezes citada em programas de pesquisas como um pré-requisito para o desenvolvimento de muitas ferramentas interoperáveis novas, que as futuras aeronaves irão carregar para melhorar sua eficácia em navegar de forma segura e eficiente. Essas novas ferramentas irão também ser utilizadas pelos Sistemas ATM para melhorar a eficiência, enquanto mantêm a segurança. Isso resultará na provisão de mais serviços para mais aeronaves no mesmo espaço aéreo, ao mesmo tempo.

Estamos na era da internet, navegação satelital e rede de computadores, mas nossa abordagem para distribuição de informação aeronáutica ainda está baseada em cartas e documentação em papel e mensagens telegráficas. Os sistemas existem isoladamente. Grande parte dos dados é inserido mais de uma vez em diferentes computadores usando teclado em vez de transferência de arquivos ou operações entre bancos de dados.

Muito foi feito e a tecnologia ficou mais madura e mais amplamente implantada. Tudo requer acesso global, ampla Informação Aeronáutica de maior qualidade e de forma mais rápida do que é disponibilizada hoje. O fornecimento de Informação Aeronáutica é um elemento central dos Serviços de Navegação Aérea.

Para satisfazer novos requisitos decorrentes do ATM, os Serviços de Informação Aeronáutica devem fazer uma transição para um conceito mais amplo de Gerenciamento de Informação Aeronáutica (AIM). Papéis e responsabilidades podem necessitar ser adaptados com o progresso da transição.

Os requisitos de qualidade e integridade dos bancos de dados definirão novos papéis para a intervenção humana como verificação, monitoramento e correção antes de liberar o novo dado.


Nesse contexto, o Operador AIS continuará sendo peça fundamental do Sistema, como tem sido desde 15 de maio de 1953, quando, em acordo estipulado pela Convenção de Chicago, foram implementadas as primeiras medidas dos Serviços de Informação Aeronáutica.

15 de maio de 1953
Nesse 15 de maio, Dia Internacional do AIS, comemora-se a criação desse Serviço e congratula-se, com orgulho, com os profissionais que com empenho e dedicação enaltecem o nome da AIS e fazem com que a Navegação Aérea mundial seja cada vez mais respeitada.


Adaptado do Informe da INFRAERO "DO Informa"



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