2 de março de 2006

Guarulhos - Air Bus da TAP pousa por engano em pista detáxi


Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos - SP

Air Bus da TAP pousa por engano em pista de táxi
O Air Bus da TAP (6077), em aproximação para pouso na pista 27R em Guarulhos, pousou por "ENGANO" na TAXIWAY B.

Terça-feira (21/02) às 21:15
Quando o controlador percebeu que o A-340 iria pousar na taxiway "B", paralela à pista de pouso 24R, mandou o piloto "arremeter"  imediatamente, mas o piloto não seguiu a ordem, pousou na TWY "B". Após ser questionado pela TWR se estava ciente que tinha efetuado o pouso na taxiway o mesmo afirmou que tinha pousado na pista 27R!!! Também foi questionado por que não arremeteu quando mandado e o mesmo disse primeiro que pensou que a ordem de arremeter não fosse para ele e depois tinha a certeza que estava pousado na pista 27R. A arremetida, também conhecida como aproximação perdida é o procedimento em que a aeronave deve ganhar altitude novamente para retornar ao procedimento de pouso.

A torre enviou a transmissão ao CENIPA para apuração
Em relação ao tempo, havia passado um CB cerca de 30 minutos antes mas estava visual no momento do pouso. Técnicos do DAC fizeram uma inspeção na taxiway e confirmaram que existem marcas de borracha provenientes de um toque de aeronave e também um pequeno afundamento no pavimento, que não foi construído para suportar impactos de pousos, principalmente de um A340. Um dos fatores que pode ter influenciado foi que o vôo pousou 2 horas atrasado, situação que geralmente causa pressão na tripulação.

O risco de acidente foi grande
Havia um United Airlines (9829) taxiando na outra extremidade da B em direção ao terminal, a colisão seria inevitável se o A340 português tivesse utilizado toda a TWY B. Além disso, o 737-800 da Gol (7464) para Buenos Aires e Assunção havia decolado na 27R antes da chegada do A340. Se o GOL tivesse chegado atrasado para a decolagem não teria recebido autorização e estaria aguardando o pouso do A340 (fatalmente, na taxiway B).

Pilotos tornaram-se passageiros
Ontem a TAP trouxe dois pilotos extras no vôo que chegou em Salvador e depois foram de Varig para Guarulhos para substituir os "distraídos" no vôo 6074 desta quinta-feira. Os pilotos envolvidos no incidente estão proibidos de pilotar até o final do processo e voltarão a Portugal como passageiros também na quinta-feira.

Nesta quarta-feira um canal de TV em Portugal noticiou o episódio e informou que a TAP não havia se pronunciado, foi o canal de TV que informou a vinda dos pilotos extras através de fontes dentro da empresa.

Um comentário:

  1. Acho que vc tá sendo um calhorda... tá esquecendo que «arremeta» não é instrução reconhecida pelo protocolo internacional de voo??! que a instrução obrigatória é «GO-AROUND», que não deixa qualquer dúvida??!

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes