3 de fevereiro de 2009

Pacote de Obama é criticado por características protecionistas

A União Europeia e o Canadá classificaram como protecionista uma das cláusulas do pacote de recuperação econômica proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. As críticas foram feitas nesta segunda-feira (02/02).

Conhecida como "Buy American", a cláusula estimula a compra de produtos americanos, assegurando que apenas ferro, aço e manufaturados produzidos nos Estados Unidos sejam usados em projetos de construção contemplados pelo pacote.

Por causa das críticas, que também partiram de membros do Partido Republicano nos EUA, a Casa Branca afirmou que está revisando essa parte do pacote, embora o vice-presidente, Joe Biden, tenha afirmado na semana passada que considera legítima a manutenção de parte da cláusula "Buy American" no plano.


O que a história ensina sobre protecionismo
A Lei Aduaneira dos EUA de 1930, mais conhecida como Lei Smoot-Hawley, que aumentou cerca de 900 impostos sobre importações, foi discutida, aprovada e sancionada em meio à Grande Depressão. Os entusiastas do protecionismo de todo o mundo deveriam conhecer sua história.

Os padrinhos da Lei Aduaneira de 1930 -- Willis Hawley, congressista pelo Oregon, e Reed Smoot, senador por Utah -- acabaram personificando o isolacionismo norte-americano da época. Agora, com a economia do mundo passando por aquela que talvez seja sua pior fase desde a Depressão, seus nomes vêm sendo lembrados novamente.

Alguns economistas acham que a Lei Smoot-Hawley foi uma das principais causas da Grande Depressão. Muitos erros foram cometidos na época, mas esta lei adicionou o veneno protecionista ao comércio global -- um mal que levou décadas para ser desfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes