EUA enfrentam congestionamento aéreo, leilões de horários e risco de aumento nos preços das passagens aéreas.
Os passageiros que utilizam os três principais aeroportos da região de Nova Iorque -- JFK, Newark e LaGuardia -- estão acostumados a longos atrasos e freqüentes cancelamentos de vôos. Estima-se que, no ano passado, os atrasos de vôos custaram aos EUA mais de US$ 40 bilhões.
Em 2007, quase um terço de todos os vôos nos EUA sofreram atrasos ou foram cancelados, e 75% dos que atrasaram partiram da região de Nova Iorque. O clima é certamente parte do problema, mas o grande número de aviões é o principal motivo para o congestionamento do setor aéreo na região.
Em uma tentativa de solucionar o problema, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) tem apresentado algumas idéias. A mais controversa (e lucrativa) delas é o leilão de slots (permissões de pouso e decolagem). O Departamento de Transportes dos EUA acredita que isto ajudaria a reduzir significativamente o congestionamento. Mas a medida tem gerado muita polêmica, e o primeiro leilão, que estava marcado para o dia três de setembro, ainda não aconteceu.
A associação do transporte de ar (ATA), grupo de comércio que representa a indústria da linha aérea, ajuizou uma ação no último mês para impedir os leilões de slots. As autoridades aeroportuárias de Nova Iorque e de Nova Jersey opõem ao plano, pois temem que ele causará a evasão de seus vôos para 25 aeroportos menores da região.
Uma das opções é pressionar a FAA para que abra os espaços aéreos militares permanentemente fechados para a aviação civil e que haja maior investimento em tecnologia no controle de tráfego aéreo.
O que a corte estadosunidense não menciona é o fato de que a próxima geração de sistemas de gerenciamentoe controle de tráfego aéreo têm, pelo menos, dez anos ainda para serem implementados.
Os passageiros continuarão a esperar os atrasos por muitos anos ainda...
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