29 de abril de 2008

Mil sóis maravilhosos

Foi lendo A Cidade do Sol, o segundo romance do médico afegão Khaled Hosseini, que pude conhecer um pouco mais de Cabul, cuja idiotia ideológica e religiosa, durante o regime fundamentalista do Talibã, proibia diversões comezinhas como televisão, música e pipas e que até mesmo assistir a Titanic no videocassete de casa era um perigoso ato de transgressão.

O autor tornou-se um best-seller mundial com O Caçador de Pipas, uma história masculina, sobre a amizade acidentada entre dois garotos de Cabul, que falava sobre amizade, traição e redenção. Mas, ao contrário, foi a história da amizade entre duas mulheres, ambientada naquele Afeganistão dos anos 50 até 2001, que despertou em mim maior interesse pela condição feminina das afegãs e das mulçumanas em geral.


A Cidade do Sol, é uma espécie de Sidney Sheldon islâmico: um romance sobre mulheres sofredoras, amaldiçoadas pela sorte e humilhadas por homens maus, mas que no fim conseguem (ou, pelo menos, uma delas consegue) dar a volta por cima. Paralelamente ao drama de Mariam, Hosseini narra a história de Laila, a esperta filha de um casal de classe média de Cabul. A amizade que surgirá entre essas duas mulheres é o centro do romance. Não, elas não ficam podres de ricas, como no típico livro de Sheldon, pois Hosseini ainda é mais realista do que o autor de O Outro Lado da Meia-Noite. Mas, o final de A Cidade do Sol porém, é ensolarado, esperançoso, e por isso, penso que título seria melhor traduzido ao pé da letra como "Mil Sóis Maravilhosos".

Os antigos guerrilheiros tribais ainda dão as cartas na política afegã, e o Talibã segue ativo, seqüestrando e matando missionários coreanos. O último capítulo do romance reconhece esses problemas, mas aposta no futuro do país. Com irresistível ingenuidade, o renascimento do Afeganistão é representado nas cápsulas vazias de mísseis, sobras da guerra civil, que os habitantes de Cabul transformaram em vasos de flores e no cinema que hoje pode exibir Titanic livremente.

Um comentário:

  1. deixo mi blog pra voce dar uma olhadinha.
    beijos
    http://www.nacioniveteargentina.blogspot.com/

    ResponderExcluir

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes