23 de agosto de 2005

Diferença entre "Foco na solução" e "Foco no problema"

.:: Foco no problema - Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas ao espaço, descobriu que as canetas não funcionariam com gravidade zero. Para resolver este enorme problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture. Empregaram 12 milhões de dólares para sanar o problema, e conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d´água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de zero até mais de 300 ºC.

.:: Foco na solução - Os russos apenas usaram lápis...


Certa vez, eu tive uma palestra sobre isso...
O tema procurava ilustrar situações em que se buscam soluções complexas para problemas simples que poderiam ser resolvidos com facilidade e baixo custo. Mas, dizem, que essa história é mais uma lenda, pois russos e americanos teriam utilizado lápis em suas viagens espaciais até serem criadas canetas especialmente para uso no espaço sideral. Até mesmo, sabe-se que a fabricante das tão famosas canetas na época, não foi a Accenture. Enquanto a nova caneta não estava disponível, o lápis teria sido usado por ser a única alternativa. Mas havia os riscos de acidentes... e eles não eram pequenos.

Ao quebrar as pontas, pedaços de grafite ficavam a flutuar na cabine da espaçonave e poderiam causar acidentes se entrassem nos olhos e ouvidos dos astronautas. Ou pior: se as pontas quebradas se alojassem nos circuitos eletrônicos poderiam provocar curtos circuitos de graves conseqüências.
O lápis, portanto, foi usado enquanto não havia alternativa, pois ele mesmo poderia ser um fator de risco -- sem trocadilhos :) -- e provocar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes