30 de agosto de 2006

Torre de controle falhou no acidente aéreo em Lexington


A tragédia aérea que provocou a morte de 49 pessoas no aeroporto de Lexington, Kentucky, poderia ter sido evitada se o controlador de vôo estivesse atento e percebesse que o avião corria na pista errada, revelaram nesta terça-feira agentes que investigam o caso.

O único controlador para os movimentos noturnos no aeroporto Blue Grass de Lexington deu autorização para a decolagem do avião da Comair e "voltou sua atenção para questões administrativas", o que lhe impediu de observar o que ocorria na pista, disse à imprensa Debbie Hersman, da equipe nacional de Segurança para o Transporte.

"Este controlador não manteve contato visual com o avião", destacou Hersman em uma entrevista coletiva em Lexignton.

O vôo da Comair tomou uma pista menor, que não lhe permitiu alcançar a velocidade suficiente para a decolagem, o que provocou o acidente. Os investigadores querem descobrir agora porque o piloto pegou a pista errada, que não estava iluminada, ignorando a pista correta e assinalada com luzes. O avião doméstico da Comair, que seguia em direção a Atlanta (Geórgia, sudeste), caiu logo depois de decolar, às 6h10 local (7h10 de Brasília), matando 49 das 50 pessoas a bordo.

O acidente, envolvendo uma companhia aérea regional ligada à Delta, foi o pior desastre aéreo nos Estados Unidos em cinco anos.

Fonte: A TARDE On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que vc pensa a respeito???

Compartilhe aqui o seu comentário:

Mais recentes